Um dos desafios enfrentados pelos profissionais da Medicina é a necessidade de manter a agilidade e a qualidade no trabalho que desenvolvem. Nesse contexto, a tecnologia apresenta soluções como o prontuário eletrônico ao paciente (PEP).
O Conselho Federal de Medicina (CFM) definiu o uso do prontuário eletrônico em sua resolução 1638/2002 como um documento único que contém todas as informações possíveis sobre cada paciente, entre elas exames, imagens, consultas, anotações e tudo mais que for relacionado ao estado de saúde do paciente.
Quer saber quais são os principais benefícios de utilizar o PEP no seu consultório? Continue a leitura e conheça cada um deles!
1. Segurança nos dados dos seus pacientes
O primeiro benefício do uso do PEP é a segurança na inserção e transmissão de dados clínicos dos seus pacientes. Todas as informações passam a ser legíveis, livres de rasuras ou extravio, afinal, um documento físico pode ser perdido. O prontuário eletrônico fica em um ambiente seguro, no servidor local do consultório ou em nuvem.
A ética médica exige que o profissional guarde em segurança os dados dos seus pacientes, portanto, o armazenamento deles em versão digital contribui muito com essa necessidade.
2. Agilidade na organização da rotina do consultório
Em vez de separar um monte de fichas e documentos cada vez que uma consulta é agendada, basta consultar o prontuário eletrônico para ver os arquivos de modo mais prático e rápido. O PEP, portanto, agiliza o modo como é organizada a rotina do consultório. Isso permite que você e sua secretária se dediquem mais às outras atividades.
Outro ganho está relacionado com a questão do espaço físico, pois o consultório deixa de ter a necessidade de separar locais exclusivamente para o armazenamento de papéis. Isso pode ser feito em um storage box, por exemplo.
3. Facilidade no acesso ao histórico do paciente
É mais fácil, tanto para o médico quanto para o paciente, ter todas as informações organizadas em um prontuário eletrônico. Isso facilita muito o acesso ao histórico do paciente que, por vezes, pode não se lembrar de uma informação importante ou o resultado de um exame que se perdeu no decorrer do tempo.
Essa facilidade agiliza o atendimento e, ao mesmo tempo, garante precisão nas ações do médico — que passa a conhecer melhor cada um dos seus pacientes, novos ou não.
4. Redução nos custos com materiais e espaço físico
Uma vez que o consultório pode adotar o prontuário eletrônico, ele economiza dinheiro na compra de materiais como papel, tinta de impressora e material gráfico (impressão de fichas em grande quantidade). A economia também ocorre em relação ao espaço físico, pois não existirá a necessidade de manter uma grande qualidade de armários e uma sala apenas para guardar papéis e outros materiais.
A gestão do prontuário eletrônico pode ser facilitada por meio do uso de um software. Ele ajuda a manter as informações centralizadas, o cadastro de pacientes atualizado e muito mais.
Agora que você já conhece alguns dos benefícios de utilizar o prontuário eletrônico, aproveite para conferir mais um de nossos posts: 6 vantagens do software de gestão para clínicas médicas!