Uma instituição de saúde, como qualquer outra organização, também conta com metas e objetivos para que o negócio seja viável, cresça e ofereça lucros. Na verdade, uma empresa que não gera lucros dificilmente se mantém competitiva no mercado atual.
Ter um planejamento estratégico para clínica é fundamental para aumentar a produtividade, oferecer novos serviços, melhorar a qualidade dos produtos, entre outras vantagens. Mas como fazer esse planejamento da forma correta? Pensando nisso, selecionamos 4 dicas essenciais para você aplicar o quanto antes. Confira!
1. Desenvolva e estabeleça as diretrizes organizacionais
O primeiro passo para elaborar um planejamento estratégico para clínica médica é saber qual o propósito da organização. Você certamente já ouviu falar em missão, visão e valores de uma empresa, correto?
É fundamental entender o objetivo do negócio e sua razão de existir (missão), as metas a serem alcançadas em determinado período (visão) e os princípios estabelecidos para atingi-las (valores). Veja um exemplo:
- missão: oferecer serviços na área da saúde para melhorar a qualidade de vida das pessoas;
- visão: ser reconhecida como a maior clínica médica do país;
- valores: ética, qualidade, compromisso com o paciente, excelência no atendimento.
A partir disso, você poderá analisar um cenário de mercado para obter informações que ajudem a alcançar os objetivos da sua clínica.
2. Faça uma análise SWOT
A análise SWOT, também conhecida como FOFA, mostrará um panorama dos fatores internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças) do seu negócio.
Um gestor precisa ficar atento às forças e qualidades da clínica, mas também identificar pontos de melhorias seja no atendimento, processos, equipe médica ou até mesmo no serviço oferecido aos pacientes.
Mesmo assim, ignorar o ambiente externo é um erro muito comum. Como falamos no início do texto, a competitividade está presente em qualquer mercado. Quem tiver soluções mais atrativas e bom custo-benefício, terá vantagens sobre os concorrentes.
3. Defina todos os processos internos e externos
Tendo acesso a todas as informações, estabeleça os processos internos e externos da clínica. Muito além de questões operacionais, é importante ter informações sobre o que acontece na empresa. Devem ser levados em conta alguns pontos, como: desempenho, satisfação, setor financeiro, dentre outros.
Com esses fatores, você terá uma noção macro das melhores estratégias para o seu negócio avançar e de acordo com as diretrizes estabelecidas anteriormente.
4. Mensure os dados
Coletar informações é muito importante, mas a chave para o sucesso de qualquer organização é saber o que fazer com elas. Embora seja uma atividade mais complexa, mensurar dados e relatórios é uma das principais etapas do processo. A partir disso, você será capaz de identificar as ações mais efetivas para atingir suas metas.
Lembre-se de que o sucesso de uma clínica começa bem antes do atendimento aos pacientes e que, para se destacar no mundo dos negócios, é preciso ter um diferencial. Por isso, comece a planejar agora mesmo.
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