4 dicas de planejamento estratégico para clínica médica

Uma instituição de saúde, como qualquer outra organização, também conta com metas e objetivos para que o negócio seja viável, cresça e ofereça lucros. Na verdade, uma empresa que não gera lucros dificilmente se mantém competitiva no mercado atual.

Ter um planejamento estratégico para clínica é fundamental para aumentar a produtividade, oferecer novos serviços, melhorar a qualidade dos produtos, entre outras vantagens. Mas como fazer esse planejamento da forma correta? Pensando nisso, selecionamos 4 dicas essenciais para você aplicar o quanto antes. Confira!

1. Desenvolva e estabeleça as diretrizes organizacionais

O primeiro passo para elaborar um planejamento estratégico para clínica médica é saber qual o propósito da organização. Você certamente já ouviu falar em missão, visão e valores de uma empresa, correto?

É fundamental entender o objetivo do negócio e sua razão de existir (missão), as metas a serem alcançadas em determinado período (visão) e os princípios estabelecidos para atingi-las (valores). Veja um exemplo:

  • missão: oferecer serviços na área da saúde para melhorar a qualidade de vida das pessoas;
  • visão: ser reconhecida como a maior clínica médica do país;
  • valores: ética, qualidade, compromisso com o paciente, excelência no atendimento.

A partir disso, você poderá analisar um cenário de mercado para obter informações que ajudem a alcançar os objetivos da sua clínica.

2. Faça uma análise SWOT

A análise SWOT, também conhecida como FOFA, mostrará um panorama dos fatores internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças) do seu negócio.

Um gestor precisa ficar atento às forças e qualidades da clínica, mas também identificar pontos de melhorias seja no atendimento, processos, equipe médica ou até mesmo no serviço oferecido aos pacientes.

Mesmo assim, ignorar o ambiente externo é um erro muito comum. Como falamos no início do texto, a competitividade está presente em qualquer mercado. Quem tiver soluções mais atrativas e bom custo-benefício, terá vantagens sobre os concorrentes.

3. Defina todos os processos internos e externos

Tendo acesso a todas as informações, estabeleça os processos internos e externos da clínica. Muito além de questões operacionais, é importante ter informações sobre o que acontece na empresa. Devem ser levados em conta alguns pontos, como: desempenho, satisfação, setor financeiro, dentre outros.

Com esses fatores, você terá uma noção macro das melhores estratégias para o seu negócio avançar e de acordo com as diretrizes estabelecidas anteriormente.  

4. Mensure os dados

Coletar informações é muito importante, mas a chave para o sucesso de qualquer organização é saber o que fazer com elas. Embora seja uma atividade mais complexa, mensurar dados e relatórios é uma das principais etapas do processo. A partir disso, você será capaz de identificar as ações mais efetivas para atingir suas metas.

Lembre-se de que o sucesso de uma clínica começa bem antes do atendimento aos pacientes e que, para se destacar no mundo dos negócios, é preciso ter um diferencial. Por isso, comece a planejar agora mesmo.

Gostou das dicas sobre como montar um planejamento estratégico para clínica? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades. Há vários conteúdos interessantes esperando por você!

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá, como o Paula Tostes pode te ajudar?
Pular para o conteúdo