O uso de diversas ferramentas tem se tornado cada dia mais indispensável na difícil tarefa de administrar uma empresa. Na gestão de clínicas médicas, existe uma infinidade delas, que podem ajudar com as questões que envolvem o relacionamento com os clientes, a divulgação do espaço e dos serviços, e até mesmo na administração interna.
Conhecer e utilizar cada uma delas é importante para garantir melhorias efetivas na gestão de uma clínica. Neste post, vamos mostrar quais são as ferramentas indispensáveis para o seu negócio e como tirar o melhor proveito de cada uma. Se você não utiliza nenhuma delas, o seu negócio pode estar correndo sérios riscos!
Como afirmamos, existem diversas ferramentas de gestão disponíveis no mercado. Vamos destacar, a seguir, aquelas que causam os maiores impactos nesse tipo de negócio. Confira!
1. Software de gestão
O software de gestão é uma ferramenta criada para tornar as rotinas de setores, como administrativo, financeiro e contábil, mais fáceis e ágeis. Nele, é possível fazer, de forma automatizada, os pagamentos de fornecedores e recebimentos de clientes, além de gerenciar diversas questões burocráticas.
Uma das grandes facilidades que esse tipo de ferramenta proporciona é a automação de processos essenciais e armazenamento de informações. Por meio dessas funcionalidades, é possível emitir uma série de relatórios que podem mostrar desde a saúde financeira da clínica até tendências sobre os serviços prestados.
2. CRM
O CRM (Customer Relationship Management, ou gerenciador de relacionamento com o cliente) é um software que faz toda a diferença, principalmente para a sua equipe de vendas. Nele, é possível armazenar informações importantes desde o primeiro contato, antes ainda de a pessoa se tornar cliente da clínica.
Ele concentra informações sobre contratos, negociações e perfis de clientes. Por meio dos seus relatórios, é possível definir novas campanhas de divulgação, criação de novos serviços, mudanças em serviços atuais e muitas outras coisas.
3. Ferramentas de marketing
A sua clínica precisa ser encontrada pelas pessoas para que elas se tornem suas clientes. Para isso, várias ferramentas de marketing podem fazer grande diferença. O uso das redes sociais e de e-mail marketing, por exemplo, já é um bom começo.
A criação de um blog, onde a sua clínica dê dicas de saúde, alimentação saudável e demais assuntos relacionados a essa área, é uma ótima forma de atrair novos clientes. No entanto, é importante saber diferenciar as estratégias e usar corretamente cada ferramenta dessas. Assim, você aproveitará o melhor que cada uma tem a oferecer.
4. Prontuário eletrônico
Saindo um pouco ⎯ mas não muito ⎯ da parte de gestão da clínica, o uso de prontuário eletrônico é uma das melhores evoluções pensadas para o setor da saúde. Afinal, toda aquela papelada, além de ocupar muito espaço nos arquivos, é facilmente perdida ou mal arquivada.
Com o uso dessa ferramenta, a sua clínica sentirá um ganho expressivo na qualidade do atendimento aos pacientes e também melhorias na produtividade da equipe. Com isso, a capacidade de atendimento aumenta, diminuindo os custos e aumentando a margem de lucro da clínica.
Apesar de existirem diversas ferramentas excelentes no mercado para ajudar o seu negócio, sem essas quatro dificilmente ele crescerá. Por meio delas, você conseguirá garantir melhorias nos processos, diminuição de custos, aumento na margem de lucro e ainda melhor divulgação.
Se ficou com alguma dúvida ou gostaria que aprofundássemos um pouco mais algum tópico sobre gestão de clínicas médicas, deixe o seu comentário.