5 dicas de gestão financeira para clínicas

A clínica médica costuma ser reconhecida pela atenção e cuidado que tem com cada um dos seus pacientes, do agendamento das consultas e exames até a recepção no espaço físico, oferecendo o conforto e amparo necessários. O fato é que os pacientes não são os únicos que necessitam de cuidados. A gestão financeira também merece atenção.

Apesar de ser um conceito muito ligado às grandes corporações, a gestão financeira é feita em todas as organizações — de forma complexa ou mais simples. Ela é caracterizada pela movimentação dos gastos e recebimentos, análise dos custos e planejamento para o crescimento da clínica.

Os dados gerados pela gestão financeira permitem a identificação de problemas, promovendo as melhorias necessárias para que o serviço médico seja prestado com excelência. Por isso, continue a leitura e veja cinco dicas essenciais para fazer uma gestão eficiente.

1. Faça o constante controle do fluxo de caixa

Qualquer empresa necessita fazer o controle do fluxo de caixa, ou seja, identificar as quantias em dinheiro que entram e saem. No caso da clínica médica, isso não é exceção. O profissional responsável pela administração financeira deve controlar os valores gastos e recebidos que estão relacionados aos recursos materiais, equipe e estrutura.

Todas as movimentações financeiras da clínica precisam ser registradas, mesmo as menores despesas do dia a dia. Somente o controle do fluxo de caixa permite que sejam identificados os fatores que provocam os gastos excessivos. Assim que são encontrados, torna-se possível criar os meios para reduzi-los.  

2. Utilize um software de gestão

Uma das maiores dificuldades encontradas na gestão financeira de clínicas médicas é lidar com o alto volume de informações. São tantos detalhes que, sem organização, torna-se impossível fazer um controle adequado. Por isso, recomenda-se a utilização de um software que concentre todas as informações da gestão financeira.

Seus recursos devem ser estruturados para que as movimentações financeiras sejam registradas corretamente. Um bom software de gestão conta com ferramentas para organizar as contas a pagar e receber, registrar o pagamento de encargos e tributos, e emitir recibos. Você deve aproveitar esses recursos para agilizar os processos.

3. Automatize processos para ganhar eficiência

A automatização de processos permite que a sua clínica médica ganhe eficiência na execução das atividades. Os recursos citados na dica anterior possibilitam uma parte dessa automação, diminuindo consideravelmente a quantidade de erros registrados pela falta de conhecimento ou capacidade com o alto volume de informações.

O tempo que era destinado para o controle manual passa a ser utilizado em outras funções que estejam mais alinhadas com o planejamento estratégico da clínica. Em vez de focar os esforços somente no controle financeiro, a automação libera mais tempo para as negociações e relacionamento com pacientes e fornecedores.

4. Contrate um contador para ajudar na gestão financeira

A rotina de trabalho atribulada não permite que você dedique a atenção necessária para a gestão financeira da clínica? Não se preocupe! Contrate um contador ou uma consultoria para realizar essa atividade. O apoio de serviços especializados na área financeira é muito importante para que não haja o descuido com as contas.

Um profissional ou uma consultoria, pela familiarização com o assunto, desempenha a gestão financeira com mais agilidade e precisão. A cada período determinado previamente, você pode receber um relatório com o resumo da situação financeira da clínica médica, além de alertas e orientações para melhorar a gestão.

5. Tenha um fundo de reservas

Independentemente do tipo de gestão financeira que você opte por fazer em sua clínica médica, não esqueça de destinar uma parte dos recursos a um fundo de reservas. O mercado brasileiro é muito volátil e suscetível às crises. Portanto, ter um dinheiro guardado é fundamental para se sair bem nos momentos inesperados.

O fundo de reservas é muito útil nos períodos de baixa demanda, bem como o pagamento de décimo terceiro salário, indenizações, custos contratuais ou demissionais, remuneração de férias e outras situações similares. Por isso, dê a atenção necessária à gestão financeira da sua clínica.

Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail outras dicas e informações sobre a gestão de uma clínica médica.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá, como o Paula Tostes pode te ajudar?
Pular para o conteúdo