5 dicas para reduzir faltas de pacientes na sua clínica

As faltas de pacientes é um dos principais motivos que fazem com que as clínicas deixem de ganhar mais dinheiro, prejudicando as metas diárias. Nesse sentido, é preciso pensar em estratégias eficientes para diminuir essas ausências e para organizar a sua agenda.

É importante ressaltar que nenhum negócio está livre de imprevistos, mas solucionar esse tipo de problema garante que a sua clínica tenha mais demanda, visto que esse horário vago poderia ser direcionado para outro paciente.

Para acabar com esse tipo de transtorno, recomendamos colocar alguns procedimentos em prática: confira, agora, nossas 5 dicas para reduzir faltas de pacientes em sua clínica! Vamos lá.

1. Faça uma boa gestão dos pacientes

Primeiramente, é essencial que você faça uma boa gestão dos seus pacientes. Nesse momento, contar com o auxílio de um software é uma ótima opção para garantir a eficiência de todos os processos.

Nessa gestão, você poderá ter um controle maior sobre aqueles pacientes que costumam faltar sem avisar com mais frequência e, desse modo, será possível criar estratégias específicas para trabalhar com esse público.

2. Envie lembretes sobre o dia da consulta

Em alguns casos, não é o imprevisto que impede o paciente de estar presente em uma consulta, mas, sim, o esquecimento. Com tantos compromissos no seu dia a dia, é possível que o paciente não se lembre que tem uma consulta marcada.

Para evitar esse tipo de situação, você pode passar a emitir lembretes para lembrá-lo de seu compromisso e, ao mesmo tempo, confirmar se poderá estar presente ou não. Esses lembretes podem ser enviados via SMS ou pelo WhatsApp, por exemplo.

3. Crie uma política de cancelamento

Uma boa estratégia para reduzir faltas de pacientes é implementar uma política de cancelamento na sua clínica. Você pode cobrar uma porcentagem para aqueles que não comparecerem no dia e horário marcados — e não avisarem antecipadamente.

Porém, é importante tomar cuidado ao elaborar esse tipo de política e não cobrar valores absurdos, para não afastar os pacientes. Lembre-se de que o seu objetivo aqui é educá-los, para que eles tenham mais compromisso com a consulta.

4. Estimule o pagamento adiantado

Outra técnica muito eficiente é estimular o pagamento adiantado das consultas e dos procedimentos. Mas, como fazer isso? Basta oferecer descontos especiais para os pacientes que adotarem essa prática.

Dessa forma, dificilmente os pacientes faltarão e, na pior das hipóteses, ficará mais fácil colocar em prática a estratégia anterior.

5. Inclua a etapa de confirmação próximo à consulta

Entrar em contato com o paciente para confirmar a próxima consulta é uma maneira de garantir que ele não se esqueça de comparecer no dia e horário marcados. Mas é importante fazer esse contato no momento certo.

O ideal é conversar com o paciente um dia antes da consulta. Dessa maneira, ele se lembrará de seu compromisso. Além disso, se tiver alguma outra obrigação importante, ele poderá cancelar a consulta naquele momento, disponibilizando o horário para outros pacientes.

Colocando essas dicas em prática, você conseguirá reduzir em grande escala as faltas de pacientes em sua clínica. Assim, será possível realizar um atendimento mais eficaz, evitando transtornos e garantindo o bom desenvolvimento do seu negócio.

E então? Gostou desse conteúdo? Aproveite a visita para conhecer as boas práticas para fidelização de pacientes em clínicas médicas! Boa leitura e até a próxima.

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