Quer melhorar sua saúde mental? 5 dicas simples!

Como anda a sua saúde mental?

Tirar um ano sabático para colocar as ideias em ordem, superar crises existenciais e recuperar a energia é um sonho, porém, nem sempre possível. Abrir mão dos compromissos diários exige muito planejamento e, portanto, a melhor forma de lidar com toda a pressão é apostando em algumas técnicas simples que prometem trazer mais qualidade de vida e ser um antídoto contra o estresse. Quer saber mais? fique atenta à este blog post. 

[wp_campaign campaign_id=’2464280′ merchant_id=’1483664′ write_key=’ef0a71b805c3′]

Atitude 1: Dê mais risadas

De acordo com um estudo realizado pela escola de medicina da Universidade de Maryland, em Baltimore (EUA), dar risada faz com que o fluxo de sangue aumente 22%, reduzindo a pressão arterial. Usando filmes engraçados, os cientistas conseguiram avaliar o efeito das emoções na saúde cardiovascular, mostrando que o riso está ligado à função saudável dos vasos sanguíneos. Portanto, apostar em momentos de alegria pode ajudar muito a manter a saúde mental e física em dia. Quando concentramos em algo de forma positiva, nos expandimos a percepção sobre a alvo e há uma descarga de neurotransmissores que fazem com que a sensação de prazer cresça e consequentemente, a sensação de felicidade aumenta.

Atitude 2: Aproxime-se da natureza

Nem todos tem o privilégio de morar no campo, acordar cedo e apreciar o sol nascer, mas passar um final de semana longe da agitação pode ajudar a se “desligar”, até mesmo uma caminhada no parque, ajuda muito. Foi o que disse um grupo de pesquisadores da Universidade de Essex. Eles examinaram 1250 pessoas e constataram melhoras no humor e na autoestima entre aquelas pessoas que praticavam atividades físicas ao ar livre. Para a psicóloga comportamental Denise Pará Diniz, Coordenadora do Setor de Gerenciamento de Estresse e Qualidade de Vida da Unifesp, no dia a dia é importante desligar alguns minutinhos e relaxar um pouco. Ela fala ainda que a “cada duas horas de trabalho, pare um pouco para refrescar as ideias e respirar um pouco”.

Atitude 3: Exercite a gratidão

Quem expressa gratidão pelas coisas da vida tem melhor humor. Isso está confirmado em uma pesquisa da Universidade da Califórnia, publicada na revista científica Spirituality in Clinical Practice, que observou 186 voluntários durante dois meses. Segundo Diniz, a gratidão melhora a saúde mental, pois direciona os pensamentos para emoção e ação positivas. Ser grato dissolve medo, angústia e raiva, reduz ansiedade, aumenta sensação de prazer, eleva autoconfiança. “Esse sentimento eleva a dopamina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar. Também ativa um sistema de recompensa do cérebro que, na prática, identifica situações que merecem reconhecimento”, detalha. Uma dica: antes de dormir, pense em três acontecimentos/pessoas do seu dia e demonstre gratidão. Faça disso um hábito.

Atitude 4: Cultive boas amizades

Uma pesquisa feita pela Universidade Brigham Young, nos EUA, comprovou que quem tem amigos pode viver até 50% mais do que quem cultiva a solidão. Mas fica a dica: Aprenda a ser mais flexível em suas relações, respeite seu sistema de valores e crenças, mas procure ouvir o outro. Tenha empatia e não queira impor apenas suas condições. Dessa forma, vai ficar fácil desfrutar da companhia de outras pessoas.

Atitude 5: Cuide melhor do seu tempo

Afastar-se das redes sociais ou da televisão e dedicar mais tempo à atividades físicas ou à alguém de seu vinculo social pode ser o segredo para uma vida mais gostosa. O tempo é um recurso muito precioso para ser mal utilizado, o relógio deve ser visto apenas como uma bússola, ou seja, ela apenas nos direciona para alguma coisa, caso a tenhamos definida. O que fazer então? Simples! Tenha objetivos e use a sua bussola para priorizar as atividades que são de fato importantes, as atividades que lhe colocam mais próximas aos seus objetivos. A regra é PARE DE PERDER TEMPO!

Fonte:

Vivabem.uol.com.br

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá, como o Paula Tostes pode te ajudar?
Pular para o conteúdo