6 vantagens do software de gestão para clínicas médicas

A medicina é uma das profissões mais tradicionais. Isso não significa, porém, que não se modernize. E não é só a prática médica que vem se atualizando ao longo dos anos.

A forma de gerenciar clínicas e hospitais também está sendo aperfeiçoada, de modo a proporcionar maior eficiência para os profissionais e comodidade para os pacientes. Uma das melhores ferramentas existentes para isso é o software de gestão para clínicas.

No post de hoje, apresentaremos 5 vantagens desse recurso, mostrando por que você deveria adotar o uso dele agora mesmo. Está preparado para ficar a par das novidades? Venha conosco!

1. Informações centralizadas

Com tanto tempo dedicado ao exercício de sua profissão, muitos médicos não têm tempo de acompanhar o avanço de outros recursos. Muitos não sabem o que é um sistema de gestão e têm até medo da complicação que o uso pode trazer.

Mas, na verdade, o conceito é bem simples. Trata-se de um programa de computador que centraliza e reúne todas as informações relativas à clínica. O sistema também integra os diferentes departamentos da empresa, tornando o fluxo de comunicação mais rápido e direto.

2. Cadastro de pacientes

Em um software de gestão de clínicas, é possível armazenar todos os dados dos pacientes em um único local. Assim, além de ter o registro dos dados cadastrais básicos, o médico também pode armazenar o prontuário de quem ele atende, guardando exames e mantendo um histórico detalhado sobre a saúde de cada pessoa.

Com o sistema, também, quando o paciente telefona para marcar uma consulta, precisa fornecer somente um dado — nome completo, por exemplo —, e, a partir disso, a secretária já tem acesso a todas as informações para atender à demanda.

3. Agendamento de consultas

Um paciente desmarca em cima da hora, enquanto outro tem uma urgência e precisa ser encaixado para uma visita repentina ao médico. Com uma agenda convencional, visualizar esses intervalos livres é muito complicado.

Já o software de gestão permite um manejo rápido e eficiente da agenda. Isso otimiza não só o tempo do próprio médico (evitando “buracos” no dia), como também o de seus funcionários, que ganham agilidade na hora de fazer as marcações e, assim, melhoram o atendimento.

4. Emissão de receitas

Muitas vezes, pode ser difícil para o médico se lembrar do que prescreveu para cada paciente em suas diversas consultas. Além disso, há o risco de o farmacêutico não entender o medicamento que foi indicado.

O sistema de gestão permite o preenchimento rápido dos formulários de receitas diretamente no arquivo do paciente. Isso garante que não haja mal entendidos na hora de comprar os remédios e, ainda, permite que a clínica guarde toda a informação sobre medicamentos prescritos, doses e intervalos (ótimo também para os casos em que o paciente perde a receita).

5. Gestão de finanças

Uma clínica é um centro de saúde, mas é também uma empresa. E, como tal, precisa de um controle rígido de seu fluxo de caixa, entradas, saídas, contas a pagar e a receber. Um bom software de gestão facilita o armazenamento das informações de gestão financeira, auxiliando no controle de operações.

6. Segurança da informação

Por lei, as conversas entre médicos e pacientes têm garantia de sigilo. Isso significa que essas informações devem ser protegidas a sete chaves, pois um vazamento ou perda de dados poderia ter consequências desastrosas.

Em um bom sistema de gestão, as informações são protegidas por camadas de criptografia, o que garante a segurança contra ataques cibernéticos. Além disso, o próprio programa realiza backups automáticos, criando cópias seguras da informação, o que protege contra perdas em caso, por exemplo, de pane no computador.

Mesmo para os médicos mais tradicionais, um software de gestão para clínicas tem o poder de transformar o dia a dia de trabalho e tornar a rotina mais simples. Além disso, é uma ótima ferramenta para melhorar o controle de todas as etapas do processo.  

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