A relevância do propósito na criação de uma cultura organizacional

O tema propósito vem ganhando atenção demasiada nos últimos anos, há uma comercialização do tema por parte da indústria de auto ajuda, da venda de cursos e das grandes mídias. “Se você vai para uma roda de conversa e não tem um propósito claro e grandioso”, cuidado! você pode ser julgado(a) por isso. Fato é que, empresas com propósito ajustado e que aplicam isso no dia-a-dia tem resultados financeiros a médio e longo prazo melhores. Inclusive, alguns estudos começam a serem divulgados confirmando isto. Agora, é preciso ter um cuidado muito grande para não ser extremista, propósito idealista demais, não vira realidade e só alimenta o cinismo dos líderes. E por outro lado, propósito demasiadamente pragmático, não inspira ninguém. A régua precisa estar equilibrada entre cabeça e corpo.

ALGUMAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES

De acordo com o estudo que o Edelman Group publica, já há cinco anos, sobre o poder deste propósito, foi o mundo da conectividade 24/7, a hiper-transparência e a redução das barreiras da competitividade que obrigaram as empresas a procurar um anova narrativa, algo que estimulasse e inspirasse os stakeholders a envolverem-se de uma forma mais apaixonada com a organização e com os valores que esta professa. E, de acordo com este nova narrativa, as organizações e as marcas líderes de mercado estão, realmente, a transformar a forma como operam, a construir um novo tipo de envolvimento e compromisso com os seus clientes, a fazer renascer um legitimo sentimento de cidadania e a construir novas politicas publicas no ambiente complexo e globalizado que as envolve.

Estamos perante uma nova premissa que, nestas empresas transformadoras, é composta por uma excelência operacional e por uma performance societal. Ainda de acordo com o estudo da Edelman, estas organizações estão imbuídas de um propósito profundo, através do qual abordam os imperativos de negocio e as temáticas sociais através de uma estratégia integrada e, por isso mesmo, poderosa. Quando executado com honestidade e com visão de longo prazo, o propósito une e motiva os stakeholders principais, sejam eles consumidores cépticos ou colaboradores reticentes.

A declaração de propósito articula a razão devido à qual a empresa existe no mundo

Explorar e definir o seu propósito no mundo é uma cruzada a que, invariavelmente, nenhum ser humano resiste. E o mesmo está acontecendo nas organizações. “As empresas que procuram conferir um novo vigor ao seu negócio têm de dar um passo atrás e responder à questão central do motivo que as leva a existir no mundo. Muitas vezes, as equipes de executivos tentam responder a esta questão delineando uma declaração de visão sobre como veem o seu futuro. Uma declaração de visão é, para muitos, aspiracional: ou seja, é a descrição do que a empresa deseja atingir, não se pretendendo que esta sela literal. Contudo, na maioria das vezes o resultado nem é credível nem completamente atingível. Ao invés, uma declaração de propósito articula claramente a razão devido à qual a empresa existe no mundo, o papel que desempenha (e a diferença que imprime) na vida das pessoas, oferecendo uma descrição clara e precisa do seu core business.

Se toda esta conversa pode parecer como mais uma das inúmeras modas que, de tempos em tempos, acometem a gestão, a verdade é que começam a existir estudos que realmente comprovam que uma organização com um propósito bem definido no que respeita às preferências e lealdade dos seus clientes, colaboradores, fornecedores e demais stakeholders – e principalmente num mundo em que a confiança nas instituições está nos níveis mais baixos de que há memória – aumenta não só os níveis de engajamento de todos envolvidos, como também os seus resultados financeiros.

Qual é o impacto de uma equipe engajada para os resultado do negócio?

Todos sabemos que pessoas são essenciais para que as empresas possam alcançar os objetivos estratégicos estabelecidos e acumular bons resultados no mercado.

A grande novidade em relação à importância das pessoas para o sucesso dos negócios reside no fato de que é possível fazer da cultura nas organizações um fator de engajamento, desde que seja efetivada uma proposta de cultura de propósito.

Ao se depararem com uma cultura amparada por valores (como a comunicação transparente e um ambiente acolhedor, por exemplo) as pessoas conseguem se identificar com a razão de ser da organização fazendo desse laço um estimulo para o trabalho.

Quanto mais engajado for o time de colaboradores, melhores serão os resultados individuais e coletivos alcançados, ajudando a empresa a manter-se no topo da escalada pela preferencia dos consumidores

Dessa forma, a cultura organizacional alinhada com um propósito, assume um lugar importante na construção do diferencial competitivo das empresas, independentemente de seu tamanho ou segmento de atuação.

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