Afinal, como fazer a precificação de consulta médica?

Vamos conversar sobre precificação de consulta médica? Esse é um dos assuntos que deixam constrangidos muitos profissionais da medicina, e o motivo é a falta de preparo para lidar com ele durante a graduação. A dúvida persiste e, por vezes, você não sabe se o valor cobrado por consulta é justo ou não. E agora? Como você determina o quanto cobrar por sua consulta médica?

O fato é que a precificação da consulta, definitivamente, não é algo simples. O valor cobrado por atendimento pode ser variável, pois, considera diversos aspectos: tempo de carreira, currículo profissional, custos com a estrutura do consultório ou clínica, impostos, o público-alvo atendido, entre outros.

Para resolver essa dúvida, detalhamos neste artigo como você deve precificar a sua consulta.

Levante os custos da clínica ou consultório

A precificação da consulta médica depende, inicialmente, do levantamento de todos os custos da clínica ou consultório. Lembre que a sua consulta envolve a compra de materiais, manutenção de equipamentos, mão de obra e outros gastos. Coloque tudo em uma planilha para estimar uma média de gastos e saber quanto cobrar pelos seus serviços.

Observe o valor cobrado pelos outros médicos

O preço praticado pelos outros médicos também influencia no seu, pois, fica muito esquisito você cobrar um valor muito acima ou abaixo da média — principalmente sem justificá-lo. Considere, nesse aspecto, os valores praticados e as características dos demais profissionais, como o tempo de experiência e a formação.

Estipule o valor do seu salário

Você é um profissional que precisa receber uma quantia no fim de cada mês que possa suprir as suas necessidades, portanto, estipule também o valor do seu salário. Seja realista, pois, o valor deve ser o suficiente para cobrir os seus gastos e o do consultório, além de sobrar uma quantia que precisa ser destinada para investimento e fundo de caixa.

Considere a estrutura e a localização

Outro ponto que deve ser considerado na precificação de consulta é a estrutura e localização do seu consultório ou clínica médica. Observe o local no qual você está inserido. Se é um bairro nobre, que permite fácil acesso e oferece muita segurança para os seus pacientes, o valor da consulta pode ser maior.

Avalie a capacitação da sua equipe

Os seus colaboradores são altamente capacitados? Caso responda que “sim”, isso deve ser considerado na precificação da sua consulta. Manter profissionais altamente capacitados em sua equipe tem um custo, pois, o mercado sempre está de portas abertas e oferece novas oportunidades para eles.

Lembre do custo da sua tecnologia

O bom funcionamento da clínica médica ou consultório depende também dos constantes investimentos que você faz. Ter um sistema de gestão, por exemplo, demanda o pagamento de um plano e o treinamento da sua equipe. Ao mesmo tempo, oferece agilidade no atendimento e precisão em suas ações. Ponha esse custo em sua lista.

Preparado para fazer a precificação de consulta médica? Coloque todos os custos listados neste artigo para estipular o valor real das suas consultas. E, para saber mais sobre o assunto, aproveite para ler este outro artigo que fala da gestão financeira para clínicas!

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá, como o Paula Tostes pode te ajudar?
Pular para o conteúdo