Quando falamos em anemia, logo o assunto é associado à deficiência de ferro no organismo. No entanto, a queda do número de glóbulos vermelhos no sangue ainda pode ser decorrente da destruição precoce dessas células, perda de sangue, alterações na produção de hemácias ou de um misto desses fatores, em que a anemia é um sinal para uma possível doença.
Desse modo, não basta o especialista prescrever uma reposição nutricional a base de ferro acreditando que o problema será resolvido, pois esse distúrbio frequente na medicina também pode ser ocasionado pela deficiência de vários nutrientes, como proteínas, vitamina B12 e zinco.
Portanto, esse tema merece mais atenção e, neste artigo, vamos entender melhor o que é anemia, quais os seus sintomas, como é feito o diagnóstico, além dos principais tratamentos para essa condição de saúde. Acompanhe!
O que é anemia?
A anemia acontece quando há uma deficiência na produção de hemoglobinas, reduzindo o número de glóbulos vermelhos no sangue, deixando-o mais diluído. Esse baixo teor é devido à falta de um ou mais nutrientes essenciais para o organismo, como zinco, ferro, proteínas e vitamina B12.
Os glóbulos vermelhos, também conhecidos como eritrócitos e hemácias, têm como total responsabilidade o transporte de oxigênio para todas as células do corpo por meio da circulação sanguínea.
Quais são os sintomas e riscos?
O principal sintoma da anemia é o cansaço, em que o estágio inicial é leve e pode passar despercebido. Porém, à medida que a condição se agrava, as tarefas simples (como trocar de roupa ou pentear o cabelo) podem se tornar exaustivas e outros sintomas tendem a aparecer, tais como:
- apatia;
- câimbras;
- falta de ar;
- dor no peito;
- indisposição;
- problemas cognitivos;
- anorexia;
- tonturas;
- palidez das mucosas e pele.
Além disso, em caso de anemia ininterrupta e severa, seus sintomas podem contribuir para o surgimento da hipertensão e taquicardia, podendo danificar o cérebro, coração e outros órgãos do corpo. Inclusive, existe a possibilidade de levar o indivíduo à morte, caso não seja tratada adequadamente.
Como é feito o diagnóstico?
O clínico geral pode examinar o paciente para detectar um diagnóstico. Para isso, durante a consulta o médico realiza um exame físico para analisar os sintomas. Posteriormente, solicita um hemograma completo e exames laboratoriais, a fim de averiguar se a taxa de glóbulos vermelhos (hematócrito) e hemoglobinas estão abaixo do normal e se há deficiência de vitaminas.
O exame que analisa o nível de hemoglobinas é um dos indicadores mais utilizado e considerado adequado para o diagnóstico de anemia.
Quais os principais tratamentos para anemia?
Dependendo do caso, o médico pode indicar o tratamento medicamentoso. No entanto, geralmente, o tratamento é realizado por meio de uma alimentação mais balanceada e fortificada, além das possíveis prescrições de suplementos alimentares a base de ferro ou multivitamínicos para uma melhora rápida. Porém, vale ressaltar que não é recomendada a automedicação sem antes consultar um médico, pois somente ele poderá indicar o tratamento mais adequado para cada caso.
A anemia pode trazer complicações severas caso não seja diagnosticada ou tratada da maneira correta, mas não é difícil vencê-la. Por isso, vale a pena entender melhor as causas dessa condição, além de apostar em uma dieta balanceada e rica em nutrientes e ferro, que podem ser encontrados em alimentos de origem vegetal e animal. Assim, com hábitos mais saudáveis, será possível reverter o quadro.
E você, gostou de saber o que é anemia e como tratá-la? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.