Ambiente agradável em clínicas e consultórios: saiba qual a importância!

Sem dúvida, quando se trata do atendimento em saúde é imprescindível a qualificação dos profissionais e uma infraestrutura adequada. Mas não só isso! É preciso contar também com um ambiente agradável em clínicas ou consultórios médicos.

E isso vai muito além da decoração — faz parte de uma gestão eficiente.

Pensar nos espaços, cores, disposição de móveis e outros itens exerce um impacto positivo em vários aspectos: traz bem-estar ao paciente, reforça sua marca no mercado e influência até no trabalho da equipe.

Então, quer entender um pouco mais sobre a importância de toda a ambientação da sua clínica? Continue a leitura e confira!

Transmite acolhimento

Geralmente, quando busca uma clínica ou consultório, o paciente está fragilizado, ansioso ou com medo. Portanto, além da consulta e do tratamento, ele precisa de um atendimento humanizado. Precisa se sentir acolhido.

E esse acolhimento começa já nos espaços da sua clínica. É necessário que os ambientes tragam conforto e tranquilidade — sensações que podem ser transmitidas pelas cores, cheiros e disposição dos móveis.

Tudo isso são as bases do neuromarketing, uma estratégia que pode ser aplicada com sucesso também na área da saúde, e não apenas em lojas do varejo.

O ideal é usar cores mais claras ou pastéis, mas com o cuidado de evitar a monotonia. Você pode optar, por exemplo, pelo bege, gelo, cinza ou verde-claro na maioria das paredes, deixando uma para pintar com uma cor mais forte. Essa é uma forma de transmitir energia sem agitar o ambiente.

Outra dica é seguir essa mesma ideia com o uso de um papel de parede estampado. E os móveis podem ter cores amadeiradas, para criar um contraste e “aquecer” o espaço.

De toda forma, o conforto deve estar no ambiente organizado e climatizado, e nos sofás ou poltronas que acomodem bem o paciente e seus acompanhantes. Para completar, deixe um espaço reservado com água, café, chás ou sucos.

Esses podem parecer detalhes sem importância, mas fazem muita diferença na experiência de atendimento do paciente.

Fideliza pacientes

Ficar na recepção da sua clínica esperando o horário da consulta não pode ser um momento tedioso. Então, pense em meios para que o paciente possa se distrair ou mesmo trabalhar, acessando o e-mail sem problemas, por exemplo.

Para isso, é imprescindível para um ambiente agradável em clínicas contar com uma rede Wi-Fi — que funcione, afinal, a ideia não é frustrar ninguém. Inclusive, deixe quadros com essa informação e a senha de acesso, para que sua equipe não tenha de parar para resolver essas questões.

Além da internet, a televisão também pode ser uma mídia para distrair as pessoas na recepção. Você pode deixá-la em um canal de notícias, documentários ou em uma programação específica, de acordo com o gosto do seu público.

Por fim, disponibilizar revistas atualizadas e variadas também é válido nesse espaço Tudo isso vai melhorar o atendimento na sua clínica e consultório — o que tem como resultado a fidelização do paciente, que voltará para o próximo checkup ou indicará o local para outras pessoas.

Motiva a equipe

O seu espaço de trabalho reflete diretamente no desempenho e na motivação da sua equipe. Aliás, colaboradores motivados vão desempenhar melhor suas funções e oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes.

Então, ao preparar com cuidado o ambiente da sua clínica ou consultório, você pensará também no bem-estar da sua equipe.

Reforça a sua marca

Todo mundo sabe que a primeira impressão é a que fica, certo? Por isso, um ambiente agradável em clínicas transmite ao paciente que o atendimento oferecido é de qualidade, o que reforça a sua marca.

Pensando nisso, ao selecionar a harmonização de cores inclua a identidade visual da clínica, de forma sutil, no ambiente. Essa é mais uma forma de usar a técnica do neuromarketing, associando a sua marca a um espaço planejado cuidadosamente para o paciente.

Enfim, como vimos, um ambiente agradável em clínicas deve proporcionar uma ótima experiência aos pacientes, que certamente perceberão a qualidade superior de atendimento que você e sua equipe oferecem.

E aí, gostou do post? Agora, quer conhecer outras estratégias de sucesso para o seu consultório ou clínica? Então siga a nossa página do Facebook e acompanhe outros posts como este!

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá, como o Paula Tostes pode te ajudar?
Pular para o conteúdo