A publicidade é um grande auxílio na divulgação de um profissional. Para os médicos, não é diferente. É preciso atenção na hora de divulgar o seu trabalho e conhecer algumas regras importantes do marketing para médicos e clínicas.
Por ser um tema que gera grandes preocupações, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução 1.974/11, que apresenta o Manual de Publicidade Médica e serve de orientação para quem vai utilizar publicidade.
Pensando nisso, separamos para vocês, dicas para aplicar corretamente as regras de marketing para médicos e clínicas.
As restrições no marketing para médicos e clínicas
Há inúmeras restrições quando se trata de propagandas nessa área. Independentemente de sua especialidade, todos os médicos devem obedecer às normas que o Manual de Publicidade Médica estabelece.
O CFM procurou utilizar uma linguagem clara e objetiva, eliminando interpretações subjetivas. O Manual orienta os médicos sobre a criação do material de divulgação do seu trabalho.
Sites e redes sociais
Os blogs e sites são grandes aliados na divulgação do trabalho de um médico e, desde que não contenham autopromoção, são liberados pela CFM.
Você pode compartilhar conteúdo informativo, a fim de estreitar relações com os pacientes em suas redes sociais também. Por exemplo, dar dicas de prevenção contra o câncer a participar de campanhas afins são formas simples de se aproximar de seu público. Quanto maior a relevância do seu conteúdo na rede, maior será a confiança do paciente no seu trabalho.
Fotos dos pacientes
Mesmo autorizada pelos pacientes, é proibida a utilização de fotos deles para promoções, anúncios, demonstrações de resultados ou qualquer outro tipo de publicidade.
A divulgação desses registros só é aceita em apresentações de trabalhos científicos, eventos de medicina e, ainda assim, com autorização do paciente.
Anúncios
É proibida a utilização da imagem de médicos em anúncios voltados à medicina, independentemente do meio de comunicação. A CFM também proíbe a utilização de termos como “resultado garantido”, “o melhor”, “o mais eficiente”.
Preço
Não se pode divulgar preços de procedimentos e formas de pagamento. Além disso, é proibido oferecer descontos como promoção de serviços ou diferencial.
Entrevistas
O médico pode participar de entrevistas, desde que seja para tirar dúvidas, dar informações úteis ao bem-estar do público e disseminar conhecimento. Nesse caso, é proibido fazer autopromoção, bem como divulgar endereço e telefones de contato.
A aplicação das regras
Após tomar conhecimento das regras no marketing para médicos e clínicas, chegou o momento de aplicá-las para atingir seu objetivo. Para manter sua imagem em alta, é importante manter um bom relacionamento com seus pacientes e investir na comunicação.
Transmita segurança ao investir em sua marca e faça com que ela seja lembrada pelo público. É importante ser visto nas mídias sociais e integrar essa comunicação para as estratégias não só tragam novos clientes, mas ajudem a mantê-los.
Algumas atitudes simples podem estreitar seu relacionamento com os pacientes, aproximando-os. Postar artigos de saúde e notícias interessantes em sua página ou enviá-los para e-mails cadastrados dos pacientes são algumas formas fazer isso. Assim, você se torna referência de um trabalho eficiente e confiável.
Respeitando a todas as regras, utilizando da transparência, honestidade e mostrando sempre um serviço de qualidade, é possível obter ótimos resultados com o marketing para médicos e clínicas.
Essas foram algumas informações para você, que procura utilizar a publicidade na medicina para divulgar seus serviços. Siga nossas redes sociais para conhecer um pouco mais do nosso trabalho. Estamos no Facebook e no Twitter!