Aprenda como otimizar a relação com fornecedores da sua clínica

Sabemos que a relação com fornecedores nem sempre é tão saudável quanto poderia. São muitos os fatores que influenciam na estabilidade e segurança desse tipo de relacionamento, e alguns detalhes podem fazer grandes estragos.

O ideal, obviamente, é que a sua clínica mantenha bons termos com os fornecedores, garantindo benefícios para ambas as partes. E a boa notícia é que otimizar esse relacionamento não é tão difícil quanto pode parecer.

Por mais desgastado que ele esteja, com as dicas que apresentaremos aqui os seus fornecedores podem se tornar grandes parceiros do seu negócio. Então, leia este post com bastante atenção e comece a aplicar essas dicas ainda hoje em sua clínica!

Por que uma clínica precisa ter uma boa relação com fornecedores?

Muitos empresários menosprezam a relação com fornecedores e focam apenas no atendimento ao cliente. O que eles esquecem é que, para atender o cliente com qualidade, é preciso ter produtos e insumos de qualidade.

Imagine se um cliente será bem atendido caso a cadeira da sala de espera for muito dura, ou se ele se sentirá seguro ao ser encaminhado para fazer exames em um laboratório que não inspire confiança?

Por isso, é muito importante que os fornecedores sejam escolhidos com base em critérios rigorosos. E é preciso considerar diversas questões, que vão muito além do lado financeiro. Afinal, tudo o que o seu paciente viver ao experimentar um produto ou serviço dos seus fornecedores será atribuído a você.

O que fazer para melhorar essa relação?

Agora que entendemos a importância da relação com seus fornecedores, vamos mostrar o que você pode fazer para garantir que ela seja benéfica para ambos:

Seja parceiro do seu fornecedor

O seu fornecedor não é o seu concorrente, nem o seu inimigo. Portanto, trabalhem em conjunto. Nesse sentido, uma atitude muito interessante é promover parcerias, oferecendo descontos para os clientes em comum, ou criando promoções em conjunto. O importante é estabelecer uma parceria e fortalecê-la.

Assim, ambos aumentam a capacidade de adquirir novos clientes, e todos saem ganhando.

Preze pela qualidade acima do preço

Na hora de escolher um fornecedor, o preço não pode ser o único critério de avaliação. É claro que as questões financeiras precisam ser consideradas, mas, em relação à saúde, todo o cuidado é pouco.

Por isso, verifique a reputação do fornecedor no mercado frente a outras empresas e clientes e analise a qualidade dos produtos e serviços que ele oferece. Enfim, pesquise muito. E nunca tome decisões antes de avaliar diversas possibilidades.

Garanta uma boa comunicação

É fundamental garantir um canal de comunicação simples e rápido entre a sua clínica e seus fornecedores. Então, evite burocratizações desnecessárias, em prol de um diálogo mais fluido. Inclusive, muitas coisas podem hoje ser resolvidas rapidamente por telefone, agregando valor ao seu cliente durante um atendimento.

Certifique-se de que a comunicação está sendo clara, franca e objetiva. Se for necessário o uso de termos técnicos, tenha a certeza de que o seu fornecedor também os conhece, ou explique esses termos ao utilizá-los. O mais importante é que a comunicação seja eficiente, evitando desgastes e retrabalhos.

Enfim, a melhoria na relação com fornecedores deve ser uma preocupação constante de empresários, principalmente na área da saúde. Afinal, como vimos, quanto melhor for essa relação, melhor ela refletirá na prestação dos serviços da sua clínica!

E aí, como está a sua relação com seus fornecedores? Sobrou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário e conte para a gente!

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá, como o Paula Tostes pode te ajudar?
Pular para o conteúdo