5 Dicas práticas para a Empreendedora lidar com a Ansiedade

Você é empreendedora e sente ansiedade?

A gente fica se perguntando: será que isso ou aquilo vai dar certo? O que eu tenho que fazer hoje? O que acontecerá se eu não fizer isso? Será que vamos bater a meta? Essas perguntas fazemos a nós mesmo e é isso que caracteriza Ansiedade, quando não conseguimos estar no momento presente, e nossas ideias estão no futuro, sempre a um passo na nossa frente.

No ambiente empresarial pode ser ainda pior, há muita preocupação em todos os sentidos e em todos os setores da empresa e a empreendedora se não tomar cuidado, entra em parafuso. Alguns terapeutas atestam que a ansiedade é uma das causadoras de depressão.

A meditação ajuda muito a reduzir a ansiedade

Eu devo confessar, a primeira vez, na verdade as primeiras vezes que eu tentei meditar eu dormi, pelo menos uns 5 minutinhos eu consegui dormir (kkk). Não é fácil para um leigo começar a meditar e de fato entrar em estado de meditação logo na primeira tentativa, então, se você dormir. OK.

O segredo da meditação é torna-la parte da sua rotina, crie, reserve, organize um espaço e hora que vai meditar e, se possível, todo santo dia. Vai lhe ajudar muito!

Meditar, este estado de respiração consciente funciona como um remédio para a ansiedade, o efeito é muito rápido e o melhor de tudo é que meditar é de graça e não precisa de absolutamente ninguém para começar a fazer. Apenas comece e verá enorme diferença entre os dias que medida dos dias que não medita. Quer apostar?

Aproveite o espaço do seu escritório para uma rápida caminhada

Se você não tem espaço no seu escritório use os corredores para fazer caminhadas quando ficar ansiosa. A caminhada e a respiração consciente são formas fáceis de aliviar porque tira você do estado de ansiedade e lhe coloca para pensar sobre outras coisas, quebrando o pensamento que está lhe deixando ansiosa. Se tiver um cafezinho, também é bem-vindo.

Esteja preparada, faça o dever de casa

A ansiedade é menor quando você está sempre preparada para a situação, seja para uma reunião com um cliente, seja para uma palestra ou para um treinamento com a equipe. O fato de você se sentir segura porque se preparou diminui os pensamentos “pentelhos” que lhe causariam ansiedade. Estar preparada minimiza os pensamentos negativos que poderiam causar ansiedade também. A dica é esteja sempre preparada para a sua rotina, organize melhor a sua agenda, estabeleça as prioridades e reserve um tempo para possíveis contingências.

“Let it flow”- relaxe e deixe acontecer

Esta quarta dica é uma consequência da dica anterior e muito provável que você só vai conseguir cumprí-la se fizer bem o seu dever de casa, ou seja, se estiver preparada para a situação. Autoconfiança é muito importante na rotina da empreendedora, afinal de contas é você quem dá o ritmo da empresa e sua equipe se espelha em você. A cultura da organização começa em você.

Uma coisa de cada vez

A rotina de uma empreendedora não é fácil, parece que o dia precisaria ter 48 no mínimo para que conseguíssemos cumprir com todas as atividades da agenda. Sempre tem alguém pedindo que você faça isso e aquilo, que faça orçamento, que treine fulano, que negocie com tal empresa. Isso também é comum no seu dia-a-dia? Pois então pare! A regra número 5 desse manual de sobrevivência contra a ansiedade é bem simples mas certamente é a mais difícil de ser aplicada. Fazer uma coisa de cada vez requer muita disciplina e saber negociar os “nãos”. Isso mesmo, você terá que dizer “não” para algumas pessoas se quiser cumprir as suas tarefas. Experimente por uma semana aplicando todas estas 5 dicas e eu aposto que sua vida será outra.

É claro que este assunto: Ansiedade, não é nenhuma de nossas especialidades laboratoriais. Porém, a gente também enfrenta isso no nosso dia-a-dia e nós aplicamos essas 5 ferramentas de combate à ansiedade e fato é que nós temos ótimos resultados, então APROVEITEM A DICA.

Gostou?

Dá uma olhadinha nas outras postagens, se tiver um tempinho 🙂

 

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá, como o Paula Tostes pode te ajudar?
Pular para o conteúdo