Diante da competitividade que o mercado atual anda imprimindo em todos os setores, os empreendedores que não apostaram em diferenciais estarão fadados a enfrentar sérios problemas para sobreviver, independentemente do seu segmento de atuação. Neste contexto, aprender como melhorar o atendimento da sua clínica se tornou imprescindível.
O fato é que, muitas vezes, essa situação foi sonegada na área de saúde, pois a preocupação com as questões técnicas e científicas acabavam dando a tônica na atuação dos profissionais do ramo. Ficou interessado? Então confira as dicas que separamos a seguir e saiba como melhorar o atendimento da clínica:
Invista mais no ambiente
O primeiro passo para melhorar o atendimento da sua clínica e atrair mais pacientes é investir no ambiente. Tenha em mente que, além das suas credenciais médicas, o próprio espaço físico também é muito importante para trazer mais credibilidade e até autoridade para o seu empreendimento.
Sendo assim, manter tudo limpo e organizado é muito importante. Adquira uma mobília confortável, aposte em uma decoração sóbria e disponibilize revistas ou jornais atualizados. Um filtro e uma cafeteira também são excelentes ideias, assim como fornecer a senha do Wi-Fi para os clientes usarem em seus smartphones.
Treine os seus funcionários
Treinar os funcionários também é muito importante para melhorar o atendimento da sua clínica, pois eles são a primeira linha de contato entre a empresa e o público. Isso jamais deve ser encarado como uma despesa, mas sim como um investimento que trará retornos garantidos para o negócio.
Quando possível, disponibilize e arque com os gastos de cursos e treinamentos específicos para profissionais que lidam com o público. Palestras e eventos sobre o tema podem ser uma boa ideia. Não se esqueça também de passar os valores, missões e objetivos que você tem para o consultório.
Faça parcerias de qualidade
Uma atitude bastante estratégica para clínicas da área de saúde no cenário atual é a busca por parcerias de qualidade, afinal, ligar o nome da sua clínica com empresas consolidadas no mercado ajuda a passar mais segurança para os pacientes e a trazer mais credibilidade até perante a concorrência.
Como se trata de um consultório médico, uma boa ideia pode ser apostar em um relacionamento profissional com um laboratório, por exemplo, no qual você indica clientes e eles fornecem descontos nos exames e análises ou mesmo prazos mais rápidos para a entrega de resultados.
Tenha um bom relacionamento
Em um mercado tão competitivo, você deve tratar as pessoas que chegam até a sua clínica não apenas como pacientes, mas também como clientes. Isso quer dizer que você deve utilizar todas as estratégias éticas para deixá-los mais satisfeitos e propensos a retornar à sua empresa e indicá-la aos seus amigos e parentes.
Uma parte fundamental desse tipo de ação é ter um bom relacionamento com o seu público. Além da questão médica, que sempre deve ser privilegiada, você também precisa redobrar os seus níveis de paciência, separar alguns minutos a mais para cada atendimento e mostra-se sempre solícito, preparado e educado.
E então, aprendeu como melhorar o atendimento da clínica e atrair mais clientes? Ficou interessado em fazer parceiras de qualidade? Então entre em contato com a nossa empresa — nós podemos ajudá-lo!