Atendimento humanizado em laboratórios: por que é essencial?

É fato que as necessidades e expectativas da humanidade passam por um processo contínuo de transformação. Nesse aspecto, o atendimento humanizado em laboratórios e clínicas médicas vem recebendo destaque na mídia, em palestras, nos cursos e encontros entre os profissionais da saúde. Será que o assunto merece toda essa atenção?

O modo pelo qual um paciente é conduzido no laboratório, ao longo do seu tratamento, pode influenciar em seu bem-estar e resultados obtidos. Um atendimento traumático, por exemplo, pode mascarar laudos e resultados, fazendo com que o paciente omita detalhes sobre a própria condição. Nesse caso, isso ocorre por falta de confiança e empatia entre ele e o profissional.

Continue a leitura e saiba o porquê do atendimento humanizado em laboratórios ser essencial.

O que é atendimento humanizado?

Como o nome já diz, o atendimento humanizado prega uma relação mais humana, social, respeitosa e educada. Trata-se de um conceito que, na área da saúde, remete às boas práticas que devem ser adotadas no tratamento dos pacientes.

Essas práticas consideram o ponto de vista do paciente, algo que é comumente ignorado por instituições e profissionais da saúde. O objetivo é atingir um alto nível de satisfação no atendimento, garantindo os resultados desejados e a continuidade do paciente no tratamento. 

Em outras palavras, definimos o atendimento humanizado como a relação médico-paciente. Os profissionais da saúde devem considerar os interesses e as necessidades de cada um dos seus pacientes. Por isso, eles devem ser tratados essencialmente como seres humanos, e não como clientes que apenas provêm dinheiro.

Lembre-se que as condições de um paciente são abstratas. Portanto, um atendimento traumático pode piorar a situação da pessoa. Quando ela está em um estado de saúde com agravantes, o atendimento superficial apenas contribui para causar desconfiança e inquietação.

Por que o atendimento humanizado é essencial?

Investir no bem-estar do paciente é um objeto de intenso debate entre os profissionais da saúde. Essa discussão é necessária, pois os avanços da medicina não podem caminhar em descompasso com o aprimoramento das relações humanas. 

Cada ser humano é único, portanto, possui as próprias dificuldades, expectativas, necessidades e modo de interpretar o mundo. Explicar a importância de um exame para cada paciente é sempre um desafio, pois cada um precisa receber a mensagem de forma distinta. Logo, é possível superar muitas dificuldades quando se acolhe, compreende, considera, ouve e respeita o que é dito pelo paciente.

Lembre-se que estamos falando de pessoas que podem estar em condições de fragilidade. Colocar alguém nesse estado em uma situação de estresse, por exemplo, pode comprometer o tratamento. Imagine se o paciente vai realizar um exame e, por conta do atendimento grosseiro e ríspido, acaba mentindo sobre jejum, menstruação, ato sexual ou uso de entorpecentes? O resultado do exame será alterado.

Quais são os benefícios do atendimento humanizado?

O atendimento humanizado deve ser implantado em laboratórios porque ele ajuda a criar um vínculo entre os profissionais e pacientes. Trata-se de algo bom para todos — inclusive para os colaboradores. Ao contribuir com a eficácia no cuidado oferecido ao paciente, os tratamentos se tornam mais assertivos.

Quando o profissional da saúde finaliza os seus estudos e faz o juramento, ele promete ética no relacionamento com os pacientes. O atendimento humanizado segue exatamente esse caminho. Por meio dele, é possível conquistar a confiança das pessoas e obter os melhores resultados.

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