Para identificar a condição, são necessárias análises clínicas, físicas e laboratoriais, para avaliar a concentração de GH no organismo da criança
A baixa estatura infantil é uma preocupação comum de pais e mães, principalmente, quando isso está afetando a autoestima da criança. Mas você sabe o por que isso acontece? Você já ouviu falar no hormônio do crescimento? Basicamente, o GH é responsável pela maioria dos processos metabólicos e também, pelo desenvolvimento e crescimento.
O hormônio é secretado pela hipófise, glândula localizada na região craniana. E é durante a infância que tem seu ápice de liberação.
Muitos pais se preocupam com o desenvolvimento da criança, ao compará-la com outros pares de mesma idade.
Mas, muitas vezes, a altura da criança é compatível com sua herança genética, que precisa ser levada em consideração.
Como é feita a investigação?
O diagnóstico dos níveis de GH (growth hormone), o hormônio do crescimento, consiste em uma série de análises.
Entre elas está a medição da proporção corporal da criança, realizada através de métodos convencionais de peso e altura.
Além das análises clínicas e de imagem, a investigação para constatar a condição de baixa estatura infantil também passa por análises laboratoriais.
São investigados possíveis anemias, doenças hepáticas, desnutrição, doenças renais, doenças celíacas, alterações na tireóide, presença de protozoários, entre outros.
Alguns dos exames necessários são: hemograma, TSH e T4 livre, urina e fezes, ferritina e albumina.
A práxis que compõe esse tipo de investigação também envolve estudar o histórico familiar e/ou o relato de outras queixas e internações, para se descartar outras possíveis causas para a baixa estatura infantil.
Outras possibilidades
Os testes de estímulo se iniciam no consultório médico, após avaliação clínica. O médico responsável prescreve medicação ao paciente (Insulina, Glucagon, ou outros), e o laboratório, por sua vez, a concentração de GH na corrente sanguínea do paciente.
De forma geral, o teste de estímulo é um procedimento seguro, exceto se contra indicado previamente em consulta, com base na intolerância ao reagente.
Fale com o Paula Tostes
Se o desenvolvimento físico do seu filho é uma preocupação, converse com seu médico sobre a possibilidade de realizar testes de estímulos, com medicação prescrita.
O Paula Tostes realiza exames sanguíneos para análise da concentração de GH, além de outros exames laboratoriais supracitados. Saiba mais conversando com uma de nossas consultoras.