A alma brasileira é empreendedora. A pandemia veio para escancarar as portas da criatividade do brasileiro para propor soluções diante de grandes desafios, mesmo em território desconhecido, como foi com o COVID-19.
Por outro lado, os empreendimentos ainda se desenvolvem (ou deixam de se desenvolver) seguindo métodos antigos e tradicionais de negócios.
Segundo a Pesquisa de Informação (Pintec – 2017), capitaneada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, das quase 120 mil empresas registradas no país, com mais de dez anos de existência, apenas 33,6% aplicaram alguma metodologia de inovação para o desenvolvimento do negócio.
Já em 2020, a Transformação Digital se tornou prioridade para pelo menos 23,7% das empresas, apontando um amadurecimento em relação à inovação empresarial, segundo o Índice César de Transformação Digital.
Como a inovação pode contribuir com um negócio?
Inovar parte do princípio de identificar dificuldades que seu negócio pode encontrar no percurso, e propor soluções para ele.
Através da inovação, pode-se construir uma nova cultura organizacional, melhorar relacionamentos, entregar melhores resultados, garantir a segurança e privacidade de clientes internos e externos.
É possível otimizar processos considerados longos e exaustivos, é possível vislumbrar a expansão comercial, motivar as equipes e abrir vantagem frente à concorrência.
Por outro lado, sem a inovação, seu negócio pode estagnar, ou até mesmo regredir com a perda de clientes e potenciais clientes, insatisfeitos com o nível de entrega.
Como a inovação cultural está mudando o Paula Tostes ?
Nosso desejo de mudar, crescer e melhorar é o que tem motivado a empresa a buscar ocupar novos espaços no mundo.
Seja através de eventos e lançamento de produtos, como o bike ride e o nosso podcast, seja através de treinamentos e investimentos em tecnologia e segurança (CRM).
Na área técnica, como explica o gerente técnico da Unidade de Barra do Garças, Dr. Jefferson Teixeira, contar com tecnologias avançadas significa ter mais segurança, maior qualidade nos exames, além de maior velocidade na entrega dos resultados
“Imagina só você realizar seus exames em um laboratório, e o mesmo deixar vazar informações pessoais suas ou até mesmo vendê-las a empresas que compram esse tipo de informação?!”, indaga o biomédico.
Por esse motivo, o Paula Tostes também inovou com a inserção de um moderno sistema, que auxilia colaboradores e pacientes a terem acesso aos seus exames, com segurança e confiabilidade, atendendo às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados, que já foi assunto de outro artigo.
No que se refere ao desenvolvimento de pessoas, a recém implantada Escola de Líderes busca impulsionar os gestores das diversas áreas a desenvolverem projetos melhores e mais criativos, trazendo uma visão tridimensional à tomada de decisão.
Além disso, está em curso um programa de treinamento de equipes, com os objetivos de melhorar os relacionamentos interpessoais entre os times, desenvolver a autoconfiança e o sentimento de dono nos colaboradores, “a ideia é termos uma equipe dinâmica e rápida, que sabe jogar em posições distintas, mas é especialistas em sua função principal.
O neuropsicólogo Celso Cruz discursou sobre o tema, no que considerou “não apenas uma intervenção pontual com o colaborador, mas a criação de um clima de desenvolvimento e bem estar”.
“O trabalho principal da psicologia no Paula Tostes é criar a condição inspiradora de crescimento pessoal e profissional de todos envolvidos, intervindo na Cultura Organizacional e na mentalidade coletiva dos colaboradores”, finalizou.
Temos muitas novidades especiais para compartilhar com você! Acompanhe nossas idéias através das redes sociais. Estamos no Instagram, LinkedIn e TikTok.