É muito difícil manter o bom humor e satisfação todas as horas do dia e todos os dias do ano. Afinal, a vida é realmente feita de bons e maus momentos. Porém, não podemos permitir que as fases negativas abalem nossa autoestima.
Manter o equilíbrio emocional e gostar de si mesmo é importante para que tenhamos ânimo e coragem para enfrentar as dificuldades. E, isso ajuda também a tirar os planos do papel e traz otimismo para progredir sempre.
Confira, agora, algumas dicas sobre como aumentar autoestima. Elas serão úteis para você se manter firme nos momentos de maior dificuldade e frustração. Vamos lá!
Pratique exercícios físicos
A prática de exercício físico pode oferecer diversos benefícios a nossa saúde; dentre eles, aumenta a liberação da serotonina para o organismo.
A serotonina é responsável por melhorar o humor e proporcionar a sensação de bem-estar e, com isso, reduzir o surgimento de pensamentos negativos e gerar mais disposição para as tarefas diárias.
Por isso, fazer exercícios de pelo menos 40 minutos diariamente, já é o suficiente para sentir-se bem consigo mesmo.
Dê agrados para si mesmo
De vez em quando vale a pena mimar-se com alguns agradinhos, não é mesmo? E, estes não precisam necessariamente ser caros.
Comprar uma blusa que achou linda, comer um delicioso chocolate ou obter alguma coisa que você goste, pode fazer muito bem à alma!
São coisas simples; mas, pequenas atitudes que podem fazer diferença no seu dia e deixar você muito mais feliz.
Diminua a autocrítica
Criticar-se de vez em quando é normal e saudável para melhorar as próprias atitudes e comportamentos.
No entanto, é importante que haja um limite para que isso não se torne um pensamento negativo: julgar-se ou condenar-se constantemente resulta em baixa autoestima.
Desse modo, é fundamental saber usá-la a seu favor, como uma autoavaliação que consiste em assumir e corrigir os próprios erros e falhas. E, na medida do possível, procure atenuá-los para possibilitar o crescimento, autoconfiança e superação pessoal.
Pare de se comparar com as outras pessoas
Comparar-se com as outras pessoas é uma maneira negativa de criar sentimentos ilusórios de inferioridade ou de superioridade.
E, essa atitude faz você se sentir mal consigo mesmo. Pois, cada pessoa tem uma personalidade e uma história de vida diferente que não podem ser comparadas.
Em vez de se comparar com outras pessoas, no máximo, permita comparar-se a você mesmo: com suas experiências de vida, crescimento pessoal e profissional, com os progressos dos seus objetivos e as coisas boas que já fez. Certamente, isso trará mais alegria e positividade ao seu viver diário!
Saiba escolher suas amizades
Saber escolher as suas companhias é uma grande aliada para se sentir bem. Pessoas negativas tendem a só reclamar da vida. E, ainda usam palavras agressivas que te cansam facilmente.
Então, evite pessoas assim: elas não acrescentam valores, sugam suas energias e diminuem sua autoestima.
É importante escolher com quem deseja manter uma boa amizade. Selecione e preserve para si pessoas com um olhar amigável, de bem com a vida, com paz de espírito e que vivam com sabedoria e iluminação positiva.
Tenha cuidado com a alimentação
Alimentar-se bem é fundamental para obter uma vida longa e saudável; mas, é preciso acertar nas escolhas. Alguns alimentos, em excesso, podem trazem o bem-estar momentâneo. Entretanto, em longo prazo, prejudicam a sua saúde.
Uma alimentação leve, balanceada e com nutrientes essenciais, ajudam no bom humor e te deixa com mais alegria e disposição física e mental, o que ajudam a aumentar autoestima.
Além disso, alguns cuidados mentais são relevantes: é importante acreditar em si mesmo e não esperar que as outras pessoas o elogiem ou reconheçam o seu valor.
Pois, colocar-se em primeiro lugar e ter amor-próprio, são algumas condições básicas para alcançar uma vida mais leve e feliz! Reflita nisso!
E você, gostou de saber como aumentar autoestima? Quer manter-se informado sobre mais conteúdos de qualidade? Então, siga-nos no Facebook e Instagram e fique por dentro das principais novidades!