Em um mundo cada vez mais “digital”, a construção da reputação online de médicos é uma preocupação legítima de muitos profissionais e um requisito fundamental para atingir o sucesso. Não importa sua especialidade, assim como em outras profissões, a sua reputação antecede seu trabalho.
Pensando nisso, neste post, apresentamos a importância de desenvolver uma estratégia de construção de sua reputação online e como colocá-la em prática. Boa leitura!
[wp_campaign campaign_id=’2464280′ merchant_id=’1483664′ write_key=’ef0a71b805c3′]
Reconheça a importância da reputação online de médicos
Havia, em certa localidade, um médico bastante conhecido por sua boa reputação. Os moradores o consideravam confiável, pois sabiam que ele atendia a todos os pacientes com respeito e dedicação. Essas qualidades estavam, indelevelmente, ligadas à sua imagem.
Hoje em dia é quase impossível que as coisas aconteçam como da forma descrita na história acima. O contingente populacional cresceu e se tornou móvel, e os médicos atendem mais pacientes do que nunca. No entanto, o que as pessoas pensam sobre seus médicos e falam deles em redes sociais e sites especializados ainda importa muito.
Nesse novo ambiente, a reputação online de cada um dos profissionais ou de sua clínica tem o potencial de atrair ou afastar novos pacientes, afetando diretamente sua rentabilidade.
Otimize toda a experiência do paciente
Nenhum médico bem-sucedido deseja resultados negativos em qualquer consulta. Porém, pacientes com altos níveis de stress ou expectativas pouco realistas sobre si mesmos podem ser um desafio para todos os profissionais de uma clínica.
É por isso que todos os colaboradores, a cada passo do atendimento, desde a recepção até o médico respondendo as mesmas perguntas ao final de um longo dia de trabalho, devem ter o mesmo mindset durante as interações com os pacientes.
Lembre-se: com o advento das redes sociais, as impressões que o paciente levar consigo podem estar, dentro de instantes, ao alcance de qualquer pessoa, compartilhadas em um ambiente público! Todavia, isso só será ruim se a avaliação do paciente for negativa. Em vez disso, para garantir que elas sejam positivas, você deve:
- planejar cada etapa da consulta;
- obter o engajamento de todos os médicos e funcionários;
- seguir o planejamento à risca, sem exceções.
Ao elaborar um sistema, você terá preparado o cenário para encantar seus pacientes com o seu profissionalismo, por um lado e, por outro, com a cordialidade e a presteza da equipe de apoio. Se isso não garantir, a cada vez, avaliações positivas nas redes sociais, ao menos assegura que nenhum comentário depreciativo seja compartilhado.
Crie um perfil do LinkedIn para cada médico
Embora o fiel da balança no gerenciamento da reputação online seja o paciente, os médicos não precisam ficar à margem.
Como você provavelmente já sabe, o LinkedIn é uma poderosa plataforma social para profissionais de todas as áreas. Perfis bem elaborados, com informações sobre práticas atuais e histórico formativo geralmente ranqueiam muito bem nos resultados de pesquisa.
É preciso cerca de 30 minutos para configurar e publicar um perfil no LinkedIn e o tempo gasto com sua manutenção é mínimo.
Além disso, para a construção da reputação online de médicos é altamente recomendável acompanhar de perto suas avaliações em canais especializados como o Doctoralia e ficar atento às regras de publicidade previstas pelo CFM.
Gostou do post? Então, curta nossa página no Facebook e esteja sempre bem informado!