A gestão de uma clínica médica envolve aspectos específicos da área da saúde, mas também fatores comuns a qualquer empresa. Entre eles, a gestão de pessoas é um grande desafio para muitos administradores. Uma ferramenta muito eficaz para isso é a análise de desempenho da equipe.
Ao contrário do que muitos pensam, os profissionais que atuam em clínicas também precisam ter metas que garantam a excelência na prestação de serviços. Por isso, é importante saber como utilizar a avaliação de desempenho para melhorar os resultados.
Neste post, falamos sobre essa ferramenta e como utilizá-la em uma clínica de forma mais efetiva. Confira!
Por que fazer análise de desempenho da equipe médica?
Toda empresa precisa ter objetivos e metas bem definidos para direcionar os colaboradores nas tarefas do dia a dia. É por meio deles que são definidas as ações necessárias para atingir os resultados esperados. A análise de desempenho é o acompanhamento periódico do andamento de metas e objetivos, para identificar se tudo tem saído conforme o planejado ou se são necessárias alterações.
Além disso, essa ferramenta pode ajudar a melhorar a motivação da equipe. Ao perceber que as metas estão sendo atingidas e os feedbacks são positivos, os profissionais se sentem mais estimulados a crescer e se desenvolver.
Como fazer uma avaliação de desempenho efetiva?
Ao fazer uma avaliação é preciso ter atenção a alguns pontos importantes para garantir que ela produza os resultados esperados. Abordamos os principais deles a seguir. Acompanhe!
Garanta que cada integrante da equipe conheça suas metas
Tudo começa na definição de metas, já que são elas que indicam o ponto que se deseja alcançar. Podem ser de crescimento, como “crescer 20% em quantidade de atendimentos por ano nos próximos três anos”, de qualidade no atendimento, como “estar entre as três melhores clínicas médicas da cidade até dezembro de 2020” e outras.
Metas que ninguém conhece, por sua vez, não são cumpridas. Portanto, é essencial que todos as conheçam bem e saibam, a fundo, quais são seus objetivos individuais — que devem estar sempre atrelados a alguma meta principal.
Defina bem os indicadores
Depois de estabelecer as metas, é preciso definir os indicadores. São eles que permitem acompanhar seu andamento. Bons indicadores de crescimento incluem:
- quantidade de atendimentos no mês;
- quantidade de novos pacientes no mês;
- percentual de pacientes que passaram por novas consultas.
Outros indicadores importantes, voltados para a qualidade, são:
- nota média da avaliação do atendimento;
- quantidade de reclamações recebidas;
- quantidade de elogios recebidos.
É importante garantir que esses índices estejam diretamente ligados às metas e que os valores de referência sejam realistas. De nada adianta estipular uma quantidade mínima de 50 novos atendimentos por mês, se a clínica registra apenas 10. É melhor reduzir a referência e criar um plano de ação para aumentá-la do que frustrar toda a equipe.
Realize avaliações em 360º
As avaliações em 360º buscam trazer diferentes ângulos para a análise de desempenho de cada profissional. Devem ser consideradas as opiniões de subordinados, superiores, colegas em cargos de mesmo nível, opiniões de clientes e outras visões pertinentes. Dessa forma, é possível ter uma interpretação mais ampla da real situação.
Não menospreze o poder do feedback
O feedback deve ser uma preocupação constante na clínica: afinal, os profissionais precisam saber se estão fazendo um bom trabalho. Então, não deixe de pontuar necessidades de melhoria e elogiar boas atitudes. Não se esqueça, ainda, de estar aberto a receber feedback. Assim, cria-se uma comunicação mais eficaz, o que evita problemas e antecipa soluções.
A análise de desempenho é uma ferramenta muito poderosa que pode trazer uma série de benefícios para uma clínica. Com essas dicas, você tem condições de fazer uma avaliação muito mais precisa e eficaz.
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