Como manter um bom relacionamento entre sócios na sua clínica médica?

Em uma sociedade, os profissionais envolvidos preocupam-se demais com a gestão administrativa e financeira de curto prazo, o que faz bastante sentido para o funcionamento do negócio. Só que eles esquecem-se de que o bom relacionamento entre sócios é que determina o seu sucesso.

O vínculo existente entre os membros de uma sociedade empresarial é essencial e determinante para a continuidade do empreendimento. A complementaridade existente na relação societária contribui com a soma de  habilidades, conhecimentos, forças e capacidades que impulsionam o negócio.

Siga as dicas a seguir e saiba como manter um bom relacionamento entre sócios na sua clínica médica.

Formalize a divisão de papéis entre cada sócio

O primeiro passo para fortalecer o bom relacionamento entre sócios dá-se por meio da formalização da divisão de papéis. Esse assunto deve ser tratado em uma reunião com todos os envolvidos na sociedade, para que as dúvidas sejam esclarecidas.

Cada sócio precisa ter os próprios papéis. Desse modo a divisão é formalizada, garantindo que seja justa e clara entre as partes. Nesse aspecto as expectativas e os valores devem ser alinhados, permitindo a fluidez das estratégias e dos projetos criados.

Entre os sócios, a divisão de tarefas é um dos pontos-chave para o bom relacionamento. Isso evita o conflito de interesses que, quando existe, prejudica a clínica médica e o seu funcionamento.

Aprenda a ouvir e entender as necessidades dos sócios

O que motivou você e seus sócios a unirem-se em uma sociedade? Apesar de vocês terem objetivos em comum, as diferenças também existem. Por isso, as decisões sobre os rumos da clínica médica não devem ser impostas.

Na relação societária, a imposição funciona como fator que coloca em risco o futuro do empreendimento. Sendo assim, é recomendável ouvir as expectativas e necessidades de cada sócio, para garantir o andamento dos projetos e o bom relacionamento.

É natural encontrar dificuldade no momento de lidar com o orgulho e o ego de outras pessoas, principalmente quando as opiniões delas divergem das suas. Analise as ideias sob a perspectiva do que é melhor para a clínica, mediando racionalmente as conversas.

Valorize a boa comunicação entre vocês

Reserve um tempo para conversar com os demais sócios. Esses momentos devem ser tão valorizados quanto os encontros com os pacientes. Aproveite para discutir assuntos relevantes para o futuro da clínica médica.

A transparência deve sempre prevalecer entre vocês. Isso promove a confiança na relação societária, que é fundamental para o sucesso do empreendimento. A existência de segredos e ressentimentos, por exemplo, pode afetar e até destruir a parceria.

Apesar de cada um possuir suas opiniões e características próprias, é importante que o relacionamento entre a clínica e os pacientes e fornecedores seja ditado a partir de um discurso único, que é criado pelo consenso entre os sócios.

Trabalhem juntos e tenham uma visão compartilhada

Mesmo com o estabelecimento da divisão de tarefas, recomendamos que vocês tenham algumas delas separadas para que sejam executadas em parceria. Entre elas, destacamos as decisões que são críticas para a clínica médica: planejamento estratégico e investimentos.

Os valores da clínica também devem ser compartilhados entre os sócios, pois somente o acordo entre todos possibilita que as metas e os objetivos sejam alcançados. Caso contrário, situações desgastantes podem vir à tona.

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