Como montar um consultório médico? Veja 8 dicas aqui!

Depois de passar pela fase da residência, os médicos dão os passos definitivos em relação às próprias carreiras. Muitos vão trabalhar em instituições de renome, enquanto outros decidem empreender. É aí que surge a dúvida sobre como montar um consultório médico e quais são as etapas que devem ser cumpridas.

Para tornar mais fácil esse processo, nós elaboramos uma lista com as dicas necessárias para a abertura de um consultório — do planejamento inicial às ações de marketing. Se você deseja abrir o seu com sucesso e oferecer a um público qualificado os seus serviços médicos, continue a leitura.

Aprenda como montar um consultório médico com as 8 dicas abaixo!

1. Estude o mercado em que pretende atuar

Montar um consultório médico, assim como em qualquer outro negócio, requer planejamento. Sendo assim, saiba quais são os passos que devem ser dados para que você alcance o seu objetivo e, ao mesmo tempo, consiga poupar tempo e dinheiro no processo de abertura do consultório.

Estude o mercado em que pretende atuar, para ter uma ideia de como será a receptividade em relação ao seu serviço. Aproveite para definir o público-alvo do consultório, definindo o perfil dos pacientes que você deseja atender. Considere a sua especialidade, experiência e o preço que pretende cobrar por consulta.

As informações levantadas nessa primeira etapa são fundamentais para o cumprimento com sucesso das que estão por vir.

2. Defina a localização do consultório

Agora que você já conhece bem o mercado em que pretende atuar e o público-alvo que deseja atender, chegou o momento de definir a localização do consultório. O local onde ele será instalado deve ser de fácil acesso para o perfil de público que foi definido no tópico anterior, afinal, são essas pessoas que serão atendidas.

Considere todas as necessidades, problemas e expectativas do seu público. Se o seu consultório for popular, por exemplo, é importante que ele esteja localizado em uma região de fácil acesso ao transporte público. Quando os pacientes têm um poder aquisitivo maior, pode ser uma boa opção oferecer um estacionamento.

Independentemente do público-alvo que será atendido pelo seu consultório, garanta que o local esteja de acordo com a legislação sanitária.

3. Conheça as exigências legais e específicas

O consultório médico é a sua empresa, portanto, a primeira providência que você deve tomar para legalizá-la é a contratação de um contador. Ele é legalmente habilitado para providenciar e elaborar toda a documentação necessária, preenchendo e entregando os formulários requeridos junto ao poder público.

Também cabe ao contador fazer todo o levantamento da parte tributária do consultório médico. Caso tenha dúvidas na hora de contratar um profissional de contabilidade, converse com os seus colegas de profissão para que eles indiquem um que já atua na área.

4. Saiba qual é a estrutura ideal para o consultório

A quarta dica sobre como montar um consultório médico é relacionada à estrutura dele, que depende muito da sua especialidade, expectativas do mercado, quantidade de pacientes que serão atendidos por dia e até o poder aquisitivo deles. Em termos gerais, um consultório médico é composto por:

  • recepção;

  • sala de espera;

  • banheiros;

  • sala de atendimento.

A estrutura do consultório deve obedecer às legislações sanitárias obrigatórias, tanto da esfera estadual quanto municipal. Recomendamos que você procure as autoridades sanitárias do seu estado e município para que elas informem todas as exigências, evitando, assim, futuras dores de cabeça.

5. Levante os custos fixos e variáveis

A gestão dos custos do seu consultório médico serve para manter a saúde financeira dele em dia. Isso significa que você deve levantar todos os custos que envolvem a abertura e operação do consultório. Considere como fixos os custos com aluguel da sala, condomínio, energia, água, Internet e salários.

Já os custos variáveis são, como o próprio nome diz, aqueles que aparecem esporadicamente, como a compra de novos equipamentos, consertos no consultório, manutenção de aparelhos e afins. É preciso colocar essas duas quantias em uma balança para saber o montante mínimo para operar o consultório no azul.

No início, você vai precisar de um capital inicial para sobreviver aos primeiros meses, até que o consultório comece a dar lucro.

6. Realize as obras necessárias e a decoração

O ambiente do seu consultório médico deve seguir algumas premissas. A principal delas é que o local deve ser acolhedor, afinal, você deve prestar um atendimento humanizado aos seus pacientes. Uma sala de espera confortável ajuda a distrair os pacientes e deixa-os mais tranquilos para a consulta.

Considere também a questão da adaptação do ambiente para o público-alvo. Verifique se as pessoas portadoras de mobilidade reduzida conseguirão se deslocar de maneira adequada dentro do consultório. Verifique também se a decoração usada transmite uma mensagem de paz e tranquilidade.

Outro aspecto que vale destacar é que a decoração deve estar alinhada com o poder aquisitivo dos seus pacientes, transmitindo desde a sala de espera o valor do seu trabalho.

7. Contrate pessoal capacitado para trabalhar com você

Todos os esforços que você realizará até chegar nessa etapa podem ser perdidos se você não formar uma equipe de excelência para trabalhar no consultório. São os seus funcionários que, na maior parte das vezes, lidarão com os pacientes antes que eles cheguem até a sua sala.

Elabore uma lista com todas as características necessárias para as vagas que vai abrir. Invista em uma boa descrição para atrair somente os candidatos qualificados e que estejam dentro do perfil procurado. Nas entrevistas, faça perguntas que ajudem a comprovar as informações que estão no currículo.

Sempre que possível, invista também nos recursos humanos que trabalham no seu consultório. O crescimento profissional deles reflete na eficiência dos processos e ações que acontecem no ambiente de trabalho.

8. Invista em ações de marketing e divulgação

Por fim, você deve preparar um bom planejamento de marketing para divulgar o seu consultório. Existem diversas ferramentas e mecanismos que tornam esse processo mais fácil e eficaz. Aproveite o poder das redes sociais e crie um perfil profissional para o consultório, onde você pode postar conteúdo e interagir com as pessoas.

Ainda nas redes sociais, invista em campanhas pagas. Elas permitem que você direcione a publicidade do seu consultório para um público específico — que deve ser o mesmo que foi definido lá no começo deste artigo. Crie também um site para o consultório e atualize as informações dele na Internet, como o Google Maps.

Agora que você tem todas as dicas sobre como montar um consultório médico, que tal compartilhá-las nas redes sociais e marcar os seus colegas de profissão?

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá, como o Paula Tostes pode te ajudar?
Pular para o conteúdo