Contratar a pessoa certa para a sua clínica médica é fundamental, pois permite o pleno atendimento aos pacientes e o funcionamento da instituição. Quando as contratações são feitas por meio de um eficiente processo de recrutamento, torna-se mais fácil montar uma equipe capacitada.
Por isso, preparamos este artigo para que você saiba como formar uma equipe para clínica médica. Vale ressaltar que a contratação de profissionais experientes não é o único aspecto que você deve considerar na hora de selecionar os candidatos.
Antes disso, é fundamental que você saiba quais são os perfis desejados para trabalhar e deixe suas exigências claras aos profissionais interessados. Acompanhe!
Selecione as informações imprescindíveis para as vagas
Faça uma relação com todos os profissionais que deverão ser contratados para trabalhar na sua clínica médica. Defina quais são os perfis desses trabalhadores, destacando informações como a qualificação profissional deles, a experiência e as características comportamentais.
Tudo o que for listado nesta etapa será necessário para que as próximas fases da formação da sua equipe dê certo.
Divulgue as vagas com as informações necessárias
Quando for divulgar as vagas nos sites e agências de emprego, destaque todas as informações que foram coletadas no tópico anterior. Organize-as de acordo com a ficha cadastral de cada vaga e mencione tudo o que for essencial e/ou diferencial para os candidatos.
Exponha a cultura da clínica médica para os candidatos
Como você deseja que a sua clínica médica seja vista pelos pacientes, funcionários e demais parceiros? Exponha a cultura dela para os candidatos, direcionando-os para o comportamento e as qualificações profissionais desejadas.
Um ambiente que necessita de um atendimento humanizado, por exemplo, precisa de uma equipe capacitada para atender os pacientes com mais diálogo e compreensão.
Selecione os currículos compatíveis com as necessidades da clínica médica
Somente depois de colocar todos os pontos essenciais que incidirão sobre o perfil dos profissionais é que você selecionará os currículos compatíveis. Faça uma escolha precisa, pois, por mais que você tenha especificado os perfis desejados, alguns candidatos insistirão em mandar currículos incompatíveis com as vagas.
Por isso, utilize as informações listadas no primeiro tópico para fazer um checklist e comparar com cada currículo recebido.
Convoque os candidatos para a entrevista, apresente os benefícios e reforce as necessidades
A etapa final da formação da equipe para clínica médica será realizada com a convocação dos candidatos mais adequados às vagas para uma entrevista. Aproveite esse momento para apresentar os benefícios do trabalho em sua clínica médica e reforçar as necessidades que foram expostas durante a apresentação das vagas.
A entrevista é fundamental para que você conheça as pessoas que desejam trabalhar com você e identifique se elas estão ou não aptas a ocuparem os cargos disponíveis.
O processo seletivo para formar uma equipe para clínica médica, quando é feito seguindo os passos acima, possibilita a contratação de funcionários cujos perfis estão mais relacionados com as suas necessidades. Isso também cria um ambiente mais propício à retenção da equipe e a eficiência na rotina da clínica.
Se você ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário no post e aproveite para interagir conosco e os demais leitores do blog!