Como o atendimento pode ajudar a fidelizar seus pacientes?

Fidelizar pacientes é algo fundamental para o sucesso de clínicas e consultórios, mas que requer estratégias, tempo e investimento.

Quando eles já conhecem o seu trabalho e a sua clínica, esse trabalho pode ser mais fácil. Mesmo assim, é preciso atenção, caso contrário, a concorrência poderá oferecer diferenciais.

Retê-los tem um custo menor do que atrai-los, além de gerar renda recorrente para o seu negócio. Por esse motivo, elaboramos este artigo para mostrar como você pode fidelizar o seu cliente na prática. Confira!

Entre em contato com o cliente 

Para ter uma comunicação eficiente, é preciso estar presente em diversos canais. O uso de e-mails e redes sociais são essenciais para comunicar novidades da sua clínica.

Use essas ferramentas como marketing de conteúdo, oferecendo informações, dicas e educando o seu público. Tal ação faz com que você crie e cultive um relacionamento mais próximo com os pacientes, além de aumentar a sua autoridade.

Ofereça atendimento personalizado

Sendo claros e transparentes em suas colocações, os profissionais de saúde não deixam dúvida em relação a tratamentos, dietas, exames, etc. A argumentação deve ser objetiva, transmitindo mais segurança ao paciente que recebe suas orientações.

Sentindo-se seguro, ele tende a realizar o tratamento até o final e de forma correta, trazendo resultados positivos e gerando fidelização.

Faça pesquisas de satisfação

Faça pesquisas de satisfação periodicamente para verificar se todas as estratégias que você está utilizando estão surtindo efeito. Da mesma forma, perceba o que precisa melhorar na equipe e nos procedimentos.

Um tipo de pesquisa interessante de se realizar é aquele onde você pede ao cliente que dê uma nota de 0 a 10 pelo serviço que foi realizado. Além da nota, você pode deixá-lo à vontade para escrever um comentário, mostrando que está aberto para ouvir sua opinião.

Essas informações devem gerar indicadores e metas de atendimento, acompanhados de um plano de ação para melhorar a satisfação dos clientes.

Proporcione conforto e comodidade

O atendimento começa muito antes do início da consulta. Dar à sua sala de espera um ar agradável e de conforto é o melhor cartão de visitas que você pode oferecer.

Disponibilize jornais e revistas atualizados para leitura, uma TV com programação adequada ao espaço e Wi-Fi, assim como água e café. Esses são diferenciais importantes que fazem com que as pessoas se sintam à vontade e não percebam a espera.

Treine sua equipe

A equipe responsável por atender as solicitações e organizar o fluxo de pacientes precisa estar preparada para lidar com qualquer tipo de situação. Por isso, treine seus colaboradores para ofertar um atendimento ágil, eficaz e equilibrado. E nunca esqueça da necessidade de ser tolerante. 

Neste artigo você viu que fidelizar pacientes exige um trabalho árduo, mas que está ao seu alcance. Para alcançar sucesso nessa missão, aplique as nossas dicas no seu consultório, melhore a satisfação dos seus clientes para fidelizá-los.

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