Confira boas práticas para organizar a agenda médica

Um problema muito comum entre os profissionais da área de saúde diz respeito ao cumprimento de horários. Esse desafio pode não apenas ser estressante, como também é algo que pode minar o relacionamento com os pacientes e até a produtividade. Por isso, você não pode deixar de conhecer algumas boas práticas para organizar a agenda médica.

O lado bom dessa história é que, por meio de algumas atitudes simples e objetivas, é possível minimizar e até reverter esse quadro. Quer descobrir como? Então confira nossas dicas no conteúdo a seguir:

Designe um horário específico para cuidar da agenda

A primeira das boas práticas para organizar a agenda médica é designar um horário específico para cuidar da própria agenda. Por mais óbvio que isso possa parecer, o fato é que muitos profissionais de saúde não conseguem separar ao menos alguns minutinhos diários para fazer isso.

Tenha em mente que o intuito primordial não é anotar qualquer tarefa, mas apenas os compromissos. Esse é um passo crucial para você controlar suas tarefas e definir prioridades. Com essa atitude, ficará muito mais fácil melhorar a sua produtividade, bem como evitar problemas ao fim do expediente.  

Estabeleça limites de tempo de consulta

Essa é uma atitude que pode soar estranha em um primeiro momento, mas o fato é que ela é imprescindível para organizar a agenda médica, pois um dos principais fatores que atrasa toda a rotina de uma clínica é a variação no tempo dos atendimentos. Se algumas duram poucos minutos e outras uma hora, ninguém consegue se organizar, não é mesmo?

Essa inconstância arruína por completo quaisquer planejamentos prévios. Sendo assim, o ideal é estipular uma duração de 15 a 45 minutos, de acordo com a especialidade e os problemas do cliente, permitindo apenas poucas exceções. Se necessário, marque consultas posteriores para resolver os assuntos pendentes.

Aposte em apps e softwares que possam ajudar

A tecnologia está bem presente no dia a dia das pessoas e você pode usar isso a seu favor na hora de organizar a agenda médica. Certamente, você possui um smartphone e ele pode ser perfeito para você organizar, de forma dinâmica e prática, a sua rotina: basta apostar em apps de gestão de tempo.

Outro ponto é que as agendas de papel estão muito antiquadas e, sem muito custo, é possível transferir todas as suas demandas para o ambiente virtual. Existem programas específicos para isso, inclusive com as funcionalidades necessárias para um estabelecimento de profissionais de saúde, que lida com pacientes. Eficiência e satisfação garantidas.

Deixe espaço para cuidar de imprevistos

Por fim, outra boa prática para organizar a agenda médica é deixar espaço para cuidar de imprevistos. Especialmente se você tem muitos compromissos no dia a dia, não deixe de ter sempre um tempo de respiro entre eles, até mesmo para minimizar o risco de atrasos. Uma ideia é fazer isso por meio de ciclos de trabalho.

Você pode, por exemplo, fazer 20 minutos de descanso para cada duas horas de expediente. Nessa pausa, você pode ir ao banheiro, beber um café ou, em caso de necessidades, cumprir alguma tarefa pendente por conta de alguma situação inesperada.

Essas são algumas boas práticas para organizar a agenda médica. Gostou do conteúdo? Então siga nossa página no Facebook!

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá, como o Paula Tostes pode te ajudar?
Pular para o conteúdo