Conheça boas práticas para fidelização de pacientes em clínicas médicas

Vamos falar sobre fidelização de pacientes?

Você já refletiu sobre a diferença existente entre a satisfação e a lealdade de um paciente? Um deles faz a sua clínica médica prosperar. O paciente satisfeito tem suas necessidades básicas atendidas e, diante de uma alternativa sedutora, ele pode mudar os serviços de saúde. Já o paciente fidelizado, conhecido por sua lealdade, é aquele que acredita na clínica e nos seus profissionais.

Quando os amigos e familiares do paciente leal perguntam sobre a clínica médica que frequenta, ele faz propaganda espontânea e gratuita e conta com entusiasmo o quanto é bom ser atendido por uma equipe profissional e capaz.

Saiba que as referências dos seus pacientes são a sua mais poderosa ferramenta de marketing, portanto, você deve investir na fidelização deles.

Continue a leitura e conheça boas práticas para a fidelização de pacientes em clínicas médicas.

Ofereça um ambiente acolhedor

Os pacientes, em muitos casos, já se encontram com o físico e o emocional abalados, portanto, ofereça a eles um ambiente acolhedor na clínica médica. Invista em cores claras, móveis confortáveis, água, café e o que mais for necessário para que eles se sintam bem. Observe se todas as áreas de circulação têm acesso aos portadores de mobilidade reduzida, para facilitar o seu deslocamento.

Humanize o atendimento da clínica

Os profissionais que trabalham na sua clínica médica, inclusive você, devem prestar um atendimento cada vez mais humanizado. A medicina lida com a vida das pessoas, portanto, não é de bom tom lidar com os pacientes como se eles fossem apenas consumidores. A necessidade de cada um deve ser identificada e suprida, de modo que os pacientes se sintam acolhidos pela equipe.

Estabeleça uma relação com os seus pacientes

Não basta saber o nome do paciente e o motivo que o levou até a clínica médica. Você e sua equipe precisam estabelecer uma relação mais profunda com eles. Durante o atendimento, a espera ou mesmo na despedida, oriente os funcionários a conversarem com os pacientes. Durante as conversas, muitos aspectos importantes para o diagnóstico ou tratamento de doenças podem ser identificados.

Invista no relacionamento pós-consulta

A partir do momento em que o paciente sai da sua clínica médica e vai para os seus outros compromissos, você não deve deixá-lo só. Invista no relacionamento pós-consulta, ou seja, entre em contato para saber se está tudo bem.

Durante o preenchimento da ficha cadastral, por exemplo, a secretária pode pedir o e-mail de cada paciente. Envie um e-mail marketing agradecendo a presença dele na clínica, dando dicas de saúde e lembrando a data do próximo retorno.

Capacite os funcionários da clínica

A fidelização de pacientes na clínica médica também depende muito da capacitação dos funcionários. Quando eles são bem preparados, o trabalho flui com mais naturalidade, e os pacientes sentem suas expectativas e necessidades sendo atendidas. Por esse motivo, invista na capacitação da sua equipe. Encontre cursos, palestras e outros eventos que, de alguma forma, podem contribuir para a melhoria dos serviços médicos e do atendimento.

Facilite a marcação de consultas

Dar ao paciente, como opção para marcar e remarcar suas consultas, apenas o número de telefone não é uma boa ideia atualmente. Os pacientes de hoje estão mais exigentes e esperam que a clínica médica inove na marcação de consultas. Aproveite os outros canais existentes para oferecer mais opções. Crie um aplicativo, use um existente ou ofereça o agendamento on-line. Torne a rotina dos seus pacientes cada vez mais fácil.

Essas boas práticas para a fidelização de pacientes são fundamentais para que você tenha, em sua clínica médica, aqueles que a ajudam a prosperar.

Adote-as e prepare-se para transformar os seus pacientes em fãs da clínica. Para saber mais sobre esse assunto, leia nosso artigo sobre marketing de defensores.

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