O marketing boca a boca sempre existiu. Desde os tempos mais remotos, a humanidade compartilha informações acerca de suas mais variadas experiências e consegue, com elas, influenciar pessoas. O fato é que esse tipo de marketing, visto por muitos como básico, ganhou força e voltou a se destacar na atualidade.
Conectados à internet, os consumidores passaram a compartilhar on-line suas experiências e, com isso, influenciar ainda mais pessoas. As marcas e empresas observam esse movimento com cautela e encontram nele a oportunidade para destacarem seus negócios. Continue a leitura e conheça o poder do marketing boca a boca para a sua clínica!
Os seus pacientes são os melhores vendedores
A relação entre os seres humanos é baseada na comunicação. Por isso, é muito comum encontrarmos pessoas conversando e compartilhando ideias nos mais variados lugares — da fila do supermercado à mesa de reunião no trabalho. Elas adoram falar sobre suas experiências, fazer recomendações e indicar soluções. Imagine que, ao atender bem um paciente, ele possa recomendar sua clínica médica para outras pessoas.
Os canais digitais impulsionam o marketing boca a boca
A relação entre as pessoas passou por um recente upgrade por causa dos avanços tecnológicos. Atualmente, elas se comunicam com mais frequência com a ajuda dos mensageiros instantâneos e redes sociais, ou seja, os canais digitais.
A diferença, no entanto, é que a opinião de alguém pode impactar mais pessoas do que o habitual que ocorre em uma conversa entre A e B. Na internet, tudo fica registrado e pode ser compartilhado.
As pessoas estão mais dispostas a ouvir os outros
O boca a boca se tornou um importante aliado aos desafios do marketing tradicional. Com a grande quantidade de mídias digitais e a adesão das pessoas, que ficam expostas diariamente às milhares de mensagens publicitárias, o trabalho do profissional de marketing ficou mais complexo. Agora, as empresas entendem que a avaliação de alguém sobre seus serviços impacta tanto ou mais do que uma propaganda.
O marketing boca a boca transmite confiança
Sabe quando alguém pede uma opinião sincera a um amigo sobre o que ou como fazer algo? O marketing boca a boca é igual. Determinadas a utilizarem um serviço, as pessoas podem buscar nas opiniões de outras as informações necessárias para tomar uma decisão no processo de compra.
Saber da experiência do outro, por mais que não haja uma relação entre as partes, é um modo de se enxergar na mesma situação. Esse é um modo de construir reputação on-line.
Você pode direcionar o marketing boca a boca
Como você deseja que a sua clínica médica seja percebida pelas pessoas? Com base na sua resposta, é possível direcionar o marketing boca a boca. Se a percepção dos pacientes em relação à clínica deve ser o atendimento humanizado, por exemplo, invista nele para influenciar a opinião das pessoas. O mesmo vale para a limpeza do lugar, velocidade do atendimento, nível de modernidade e outros.
O boca a boca acelera a tomada de decisão
É muito comum nos depararmos com pessoas que se encontram em dúvida sobre contratar ou não determinado serviço. Elas podem estar sozinhas, sem ninguém para ajudá-las. Neste caso, o marketing boca a boca cumpre com o papel da outra parte e fornece as informações necessárias para que ela tome a decisão. Em vez de depender das propagandas tradicionais, deixe que a opinião positiva dos outros influencie seus pacientes.
As mídias digitais potencializam o marketing boca a boca, tornando-o cada vez mais forte e importante para as empresas, companhias e instituições de diversas áreas.
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