A hepatite se caracteriza pela infecção do fígado, que pode ocorrer devido ao consumo de álcool, drogas, uso de alguns remédios, mas também pode ser causada por vírus. Essa é uma doença muito séria e o seu diagnóstico precoce é primordial para garantir bons resultados no tratamento
Cientes disso, resolvemos escrever este artigo para mostrar a você quais são os principais sintomas da hepatite, seus perigos e quais são os exames que vão contribuir para o seu diagnóstico. Confira!
Quais são os principais sintomas da hepatite?
Para facilitar a sua compreensão, vamos listar os principais sintomas da hepatite diferenciando pelo tipo A, B, C, D, E e G. Acompanhe!
Hepatite A
Normalmente, os sintomas aparecem de duas a quatro semanas depois do contato com o vírus. Esse período é considerado como o período de incubação do vírus. Os principais sintomas são:
- vômitos e náuseas;
- fadiga;
- dor abdominal;
- falta de apetite;
- urina escura;
- amarelamento dos olhos e pele.
Hepatite B
Nesse caso, os sintomas começam a surgir entre dois a quatro meses após o contato com o vírus, apresentando os seguintes sintomas:
- urina escura;
- febre;
- dor nas articulações;
- diminuição do apetite;
- vômitos e náuseas;
- fraqueza e cansaço;
- amarelamento da pele.
Hepatite C
A hepatite C costuma ser um pouco mais difícil de ser diagnosticada precocemente, pois seus sintomas geralmente não aparecem na fase inicial da doença. Seus principais sintomas são:
- sangramento no estômago ou esôfago;
- inchaço no abdômen;
- urina escura;
- dores abdominais;
- cansaço;
- coceira;
- febre;
- perda do apetite;
- náuseas e vômitos.
Hepatite D
Após o período de incubação do vírus, o qual varia de três a sete semanas, é possível detectar os seguintes sintomas:
- fadiga;
- sonolência;
- falta de apetite;
- náuseas e vômitos;
- amarelamento da pele;
- urina escura e fezes claras.
Hepatite E
No caso da hepatite E, temos os seguintes sintomas que precisam ser observados:
- fadiga;
- falta de apetite;
- náuseas e vômitos;
- febre;
- dores abdominais;
- mal-estar geral;
- aumento no volume do fígado.
Hepatite G
Por incrível que pareça, esse tipo de hepatite não provoca nenhum sintoma. O que pode acontecer é o paciente, que já está infectado com a hepatite G, também ser contagiado pelos vírus das hepatites B ou C. Nesses casos, os sintomas que aparecerem serão decorrentes dessas duas últimas.
Quais são os fatores de riscos dessa doença?
Existem alguns fatores considerados de risco que contribuem para o surgimento da hepatite. A seguir, listamos os principais para você ficar de olho e evitá-los ao máximo.
- compartilhar a escova dental;
- fazer sexo sem proteção;
- consumir alimentos e água contaminados;
- dividir agulhas para uso de drogas;
- usar material cirúrgico não-descartável ou contaminado;
- compartilhar lâminas em sessões de barbearia ou depilação, por exemplo;
- uso abusivo de drogas e álcool;
- não estar em dia com as vacinas contra hepatite.
Quais exames são necessários para identificá-la?
Apresentados os sintomas, o médico deverá ser consultado para solicitar os exames, a fim de confirmar o diagnóstico. Nesse momento, ele solicitará um hepatograma, exame que mostra o grau de inflamação do fígado. Também poderá pedir uma ultrassonografia para verificar a situação do fígado e observar se ele não teve alteração em seu tamanho ou se apresenta algum tumor ou obstrução.
Agora que você conhece os sintomas da hepatite, já é possível suspeitar quando algo no seu organismo não parecer bem. Mas lembre-se de que um médico sempre deve ser consultado antes de qualquer decisão.
Gostou do nosso post? Então assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos interessantes como este no seu e-mail.