Consulta de rotina: conhecimentos básicos que você precisa saber!

Quando foi a ultima vez que você fez uma consulta de rotina?

Para algumas pessoas, a necessidade de realizar visitas periódicas ao médico não é um hábito importante, já que aparentemente elas se sentem bem e só procuram auxílio quando apresentam sintomas.

No entanto, independentemente de você estar bem ou não, manter uma boa saúde exige que você saiba o que se passa com seu organismo. Para tanto, é imprescindível realizar regularmente alguns exames. Pensando nisso, o post de hoje vai ajudar você a entender mais sobre a importância das consultas de rotina. Acompanhe!

Qual a importância da consulta de rotina?

O fato de consultar regularmente o médico não quer dizer que a pessoa esteja com algum problema de saúde! Mesmo não apresentando nenhum sintoma, é fundamental fazer um check-up para verificar se o organismo está protegido.

Durante as consultas, são solicitados alguns exames que permitem monitorar e prevenir o organismo de uma série de doenças que podem ser silenciosas, sendo diagnosticadas somente por meio de exames. Por isso, é importante realizar as consultas de rotina — quanto mais cedo a questão for detectada, maiores as chances de cura!

Quais são os exames de rotina que se deve fazer?

Para saber como anda a sua saúde, não precisa pedir uma lista com inúmeros exames! Basta apenas conhecer quais exatamente devem ser realizados. Alguns exames mais comuns são solicitados com frequência, como:

  • hemograma completo – verifica possíveis anormalidades nas células do sangue;
  • urocultura – certifica-se que não há infecção ou cristais urinários, além de prevenir doenças renais e confirmar gravidez;
  • eletrocardiograma – analisa como estão os batimentos cardíacos e detecta possíveis anomalias;
  • oftalmológico – identifica possíveis problemas de visão, como hipermetropia e miopia.

No entanto, outros exames são específicos e diferentes tanto para as mulheres quanto para os homens. Dentre eles, podemos citar:

Para as mulheres

  1. Papanicolau — realizado anualmente e após o início da atividade sexual, esse exame serve para detectar a presença de câncer de útero e infecções causadas pelo vírus HPV.
  2. Colposcopia — exame visual da vagina e do colo do útero, verifica lesões ou doenças inflamatórias.
  3. Ultrassonografia transvaginal — examina se há alterações no útero, prevenindo o surgimento do câncer de ovário e endométrio.
  4. Ultrassom das mamas — indicado para pacientes jovens ou no complemento da mamografia, o exame analisa a presença de lesões sólidas ou cistos nas mamas.
  5. Mamografia — recomendado a partir do 40 anos e realizado anualmente, a mamografia é utilizada para rastrear nódulos, microcalcificações e, principalmente, câncer de mama.

Para os homens

  1. Exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) — exame de sangue utilizado para diagnosticar possíveis alterações ou câncer de próstata.
  2. Colonoscopia — analisa e identifica problemas da mucosa intestinal.
  3. Exame da próstata — também conhecido como exame de toque retal, serve para prevenir o surgimento do câncer de próstata, sendo indicado anualmente e a partir dos 40 anos.

Com qual frequência se deve ir ao médico para a consulta de rotina?

Geralmente, as pessoas tendem a realizar as consultas de rotina uma vez ao ano, mesmo sem saber se é o ideal.

É claro que, se a pessoa tem hábitos de vida saudável, como praticar atividade física e ter uma alimentação balanceada, ela vai fazer menos visitas ao médico. Por outro lado, quando o paciente já tem problemas de saúde ou histórico familiar de determinadas patologias, muito provavelmente a frequência será maior.

Os idosos, por exemplo, normalmente têm a saúde mais delicada. Portanto, eles devem fazer acompanhamento médico com maior periodicidade, podendo ser semestralmente dependendo do caso.

Já os adultos podem fazer um check-up anualmente, a fim de prevenir alterações no organismo e manter longe o aparecimento de doenças. No entanto, se o indivíduo tiver alguma condição especial de saúde que possa fragilizar o organismo, a frequência de consultas de rotina poderá ser mensal.

Vale ressaltar que o ideal é sempre buscar as orientações de um especialista, para que ele possa indicar a maneira mais adequada de realizar as consultas de rotina de acordo com cada caso. Isso possibilitará que você tenha uma vida saudável sem correr o risco de surpresas indesejáveis.

E você, tem o hábito de fazer check-up para saber como anda a saúde? Ficou com dúvidas ou tem mais sugestões? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente!

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá, como o Paula Tostes pode te ajudar?
Pular para o conteúdo