Doutor, pegue leve: cuidados com o ritmo excessivo de trabalho

Com a agenda sempre cheia, muitos profissionais acreditam que 24 horas no dia não são suficientes para cumprir com todos os compromissos. Na área de saúde, por exemplo, é muito comum encontrar médicos ritmo excessivo de trabalho e cansados.

Devido a concorrência acirrada, baixo valor pago pelos planos de saúde, equipe mal treinada e demais problemas comuns, os doutores acabam se sobrecarregando para baterem as metas e conquistarem a tão sonhada estabilidade financeira

Contudo, é preciso colocar limites nas horas de trabalho, para que isso não comprometa o seu próprio bem-estar. Sabe como identificar se você está excedendo o limite saudável da sua jornada? Descubra abaixo!

[wp_campaign campaign_id=’2464280′ merchant_id=’1483664′ write_key=’ef0a71b805c3′]

Saiba delegar as tarefas

Dentro de um consultório, o médico conta com uma equipe para dar suporte e cumprir com as atividades que não são inerentes a medicina. Mesmo com a contribuição de outras pessoas, ninguém é suficientemente bom a ponto de você ficar tranquilo?

Bem, acreditar que tudo desmoronaria caso você não estivesse presente faz com que o tempo com a família e amigos seja abdicado, e o que entra em ação são as horas extras e trabalho à exaustão até que se cumpra as tarefas próprias e dos outros.

O ideal, nesse caso, é sempre contratar alguém que possa executar melhor as funções administrativas do que você, pois a sua área é medicina, e não gerenciamento. Foque apenas nos seus pacientes.

Consiga se desligar da clínica

Mesmo fora do seu ambiente de trabalho, você não consegue pensar em outra coisa a não ser as atividades que precisa executar no dia seguinte e aquelas tarefas que você não conseguiu finalizar.

Essa realidade acarreta tanto no cansaço físico quanto na fadiga mental. O resultado desse estresse pode levar muitas pessoas, independentemente da profissão, a desenvolver problemas de saúde. O médico é o principal sabedor disso e mesmo assim não se cuida.

Atitudes como essas prejudicam a sua qualidade de vida e compromete o seu relacionamento com outras pessoas. Sendo assim, faça uma reflexão, descubra o que está atrapalhando sua eficiência e resolva antes que a situação se agrave.

Cuide da sua saúde

Esse ponto também é negligenciado pelos médicos, que sabem que o estresse pode deixar o corpo mais propenso a doenças, como resfriados, gripe e outros. A solução encontrada é tomar um remédio e voltar ao trabalho.

Muito focado em melhorar a saúde dos outros, os profissionais da medicina acabam esquecendo-se de cuidar do próprio corpo e não conseguem identificar os sinais que o organismo está te enviando: é preciso diminuir o ritmo.

Assim como é orientado para os pacientes, os médicos também devem fazer exames periódicos e manter uma alimentação saudável, mesmo que a rotina corrida entre uma consulta e outra tentem impedi-lo de fazer isso.

O cansaço põe em risco não só a saúde do médico, como também de seus pacientes. Em diversos momentos, o doutor precisa ter um raciocínio rápido para poder salvar uma  vida. Com a exaustão, essa agilidade e o atendimento ao público ficam comprometidos.

É muito mais comum encontrar médicos com excesso de trabalho do que se imagina. Se você conhece algum outro indicativo de que é necessário diminuir o ritmo das tarefas, compartilhe nos comentários abaixo!

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá, como o Paula Tostes pode te ajudar?
Pular para o conteúdo