Dieta detox está na moda, mas será que funciona?

“Que levante a mão quem não conhece alguém que faz ou já fez uso de alguma dieta detox”. Esta dieta tem sido adotada por diversas pessoas com diferentes finalidades. Muitos acreditam que o método pode reduzir os efeitos da alimentação irregular do final de semana, outros acreditam que poderão reduzir significativamente o percentual de gordura. Imagine só, começo de ano, muita gente de consciência pesada pelos excessos de final de ano. Dieta Detox está na moda, mas será que funciona? Pior, será que tem algum efeito negativo?

Neste post reunimos algumas informações do “senso comum” e outras opiniões de médicos especialistas e advinha qual é o veredito?

NÃO EXISTE “FREE MEALS” NA NATUREZA QUERIDA, você quer perder esta barriguinha então levanta a popa da cadeira e comece a suar!

Escuta essa história…

A nutricionista especialista em nutrição esportiva, Mara Luísa, alerta que, sem acompanhamento de um profissional, os sucos detox podem trazer prejuízos para a saúde – “os principais pontos a serem destacados, quando se trata do suco detox é lembrar que ele não desintoxica o corpo num passe de mágicas, isso porque órgãos como o fígado e o intestino já têm este papel, então a bebida vêm como um auxílio. Outra coisa é o risco que o suco traz se feito de forma incorreta. O principal deles é não lavar ou lavar mal os vegetais, o que pode levar a uma infecção ou uma gastrite” afirmou a nutricionista.

Foi o que aconteceu com o assistente de produção, Marcos Aurélio de 25 anos, que seguiu uma receita de suco detox na internet e começou a tomá-lo todo dia. Semanas depois Marcos disse que começou a sentir dores fortes no estomago e, ao procurar um gastroenterologista, descobriu que estava com gastrite.

Mara reforça que uma dieta não deve ser completamente feita da ingestão de suco detox, que ele vem para ampliar uma alimentação e estilo de vida que já devem ser saudáveis. “Não adianta comer frutas, fumar e beber em excesso e achar que a bebida vai eliminar tudo do corpo”, completa.

Para o Conselho Federal de Nutricionistas, não há evidencias cientificas de que a dieta tenha realmente, uma função desintoxicante. O clinico geral e nutrólogo Marcos Dantas explica que a dieta detox não deve ser tratada como vilã, mas admite que é preciso que seja feita da forma correta, com acompanhamento, e encarada com um apoio, não um “milagre” da limpeza do organismo. Há duas medicinas, a preventiva e a curativa. Para curar qualquer coisa, como a obesidade, o detox não tem serventia nenhuma. Já para prevenir ele é muito útil.

O nutricionista Rafael Monteiro é especializado em Nutrição Clínica e já viu casos de todos os tipos no consultório. “Muita gente chega ao consultório dizendo que está em uma dieta de 500 calorias ao dia, com o suco detox. Esse não é o caminho para perder peso. Ela pode perder 5 kg durante a dieta, mas é bem provável que engorde 10 kg quando não aguentar mais a restrição e começar a comer o dobro de antes”, afirma.

Edzard Ernst, professor da Universidade de Exeter, no Reino Unido, e um conhecido crítico e pesquisador da medicina alternativa, é mais incisivo. Não só defende não haver evidencias científicas como também diz que as afirmações sobre as supostas toxinas são “equivocadas e perigosas” e uma questão de “puro marketing”.

“O conceito de detox está sendo usado como um termo comercial que vende a ideia de que as pessoas podem melhorar sua saúde com um mínimo de esforço”, diz.

“Minha visão não é radical, mas realista. As dietas e produtos desintoxificantes esvaziam os bolsos das pessoas e as enganam, fazendo com que acreditem que podem normalizar rapidamente uma situação irreal.”

Para Edzard, a única forma de ser saudável é evitar certos hábitos, como beber, fumar ou comer demais. “É o jeito de se desintoxicar”, argumenta.

A médica Harriet Ball participou do estudo, chamado Detox Dossier, e diz que os produtos desintoxicantes se baseiam “na ideia de que a vida moderna nos enche de toxinas invisíveis que nossos corpos não podem aguentar, a menos que compremos os mais novos remédios”.

“Nossa investigação nos convenceu de que existe muito pouca ou nenhuma evidencia de que estes produtos funcionem, exceto para aproveitar-se do dinheiro das pessoas e desvalorizar as formas surpreendentes que nosso corpo pode desintoxicar a si mesmo.”

Um outro estudo, da Escola de Saúde Pública de Harvard, publicado em 2013, já havia deixado claro os riscos dos sucos detox ao mostrar que as pessoas que comem frutas e verduras inteiras se beneficiam com uma queda no risco de diabetes tipo dois, enquanto as pessoas que bebem sucos, principalmente com frutas, têm um risco elevado de apresentar a doença.

“O problema de sucos detox ou smoothies, como também são conhecidos, é que eles contêm poucas fibras”, diz Robert Lustig, professor de endocrinologia pediátrica da Universidade da Califórnia, São Francisco, nos EUA, em entrevista divulgada na época.

Lustig explicou que frutas inteiras contêm dois tipos de fibra, a solúvel e a insolúvel, que juntas, quando mastigadas e engolidas, formam um tipo de gel que cobre as partes superiores do nosso sistema digestivo, “como uma peneira”. Isso evita que os açúcares das frutas sejam absorvidos pela corrente sanguínea em massa e sobrecarreguem seu fígado.

Já quando você tem frutas espremidas ou batidas, isso não acontece. “Espremendo a fruta, você remove todas as fibras insolúveis e, assim, as fibras insolúveis são picadas e espalhadas”, diz. Em qualquer um dos casos, o efeito é similar: o que ajuda a digestão não se forma, e seu fígado é bombardeado com os açúcares.

Nesse sentido, o especialista elimina a probabilidade de que sucos detox e smoothies possam “limpar” o organismo. “Essas afirmações são equivocadas”, afirmou. O resumo do estudo confirmou que maioria dos “milagres” associados aos detox não têm base científica. E quando se trata de espremer ou bater frutas, há muitas provas de que isso na verdade é prejudicial.

E então? Agora que você está informada, vai continuar usando o Detox da mesma forma que antes?

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá, como o Paula Tostes pode te ajudar?
Pular para o conteúdo