O e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficazes para a criação e manutenção de relacionamento com seus pacientes. Diferentemente do telefone, que é mais invasivo, o e-mail é um canal de comunicação no qual a pessoa decide o momento de receber. Na clínica ou consultório médico, ele deve fazer parte de uma estratégia maior.
O médico que trabalha por conta própria precisa estabelecer um vínculo mais profundo com todos os seus pacientes, que vá além do momento em que se encontram no consultório. Isso permite nutrir o relacionamento e, ainda, orientar cada pessoa no conforto do seu lar, por meio de dicas e informações relevantes à saúde dela.
Continue a leitura e saiba o porquê de usar o e-mail marketing no relacionamento com os seus pacientes.
Para ter alto poder de alcance
Pesquisa da PewResearch revela que 92% dos adultos conectados à internet têm contas de e-mail. Desse total, 61% usam a ferramenta diariamente. Esses dados mostram o alto poder de alcance do e-mail, que pode ser potencializado por meio de uma estratégia bem definida de marketing (base segmentada, conteúdo relevante e layout responsivo).
Conversar com os pacientes, sem incomodá-los
O correio eletrônico é um canal de comunicação diferente do telefone, pois é utilizado quando o paciente deseja. Dessa forma, ao enviar um e-mail marketing, fica a critério dele abrir ou não para ter acesso a sua mensagem. Isso torna a pessoa mais receptiva à comunicação que você está tentando estabelecer, portanto, capriche no título e no conteúdo.
Auxilia na confirmação de consultas
Outro benefício do e-mail marketing é que ele pode ser utilizado como ferramenta de auxílio na confirmação de consultas. O não comparecimento dos pacientes é um dos maiores problemas das clínicas e consultórios médicos. Depois que as datas estiverem agendadas, use uma ferramenta de disparo automático de e-mail com todas as informações pertinentes. Outra mensagem pode ser enviada na véspera da consulta.
Colabora com as pesquisas de satisfação
É muito importante você saber qual é o índice de satisfação dos seus pacientes em relação ao atendimento, estrutura da clínica ou consultório, tempo para marcação de consultas etc. Essa informação colabora com a melhora do seu trabalho, portanto, use o e-mail marketing como ferramenta para descobrir a opinião dos seus pacientes. Aproveite para pedir sugestões e críticas.
Distribui conteúdo relevante aos pacientes
Se você deseja construir autoridade na sua especialidade e/ou região de atuação, o e-mail marketing é uma excelente ferramenta para isso. Alerta sobre campanhas de vacinação, conscientização em relação a determinadas doenças, dicas de prevenção e até os cuidados que o paciente deve ter com a saúde na troca das estações do ano. Essa distribuição de conteúdo relevante fortalece o relacionamento entre vocês.
Para utilizar o e-mail marketing como parte da sua estratégia de comunicação, é fundamental que sua equipe mantenha atualizado o cadastro dos seus pacientes. Isso ajuda na construção de uma base que pode ser segmentada, ou seja, dividida em grupos menores para que a comunicação seja ainda mais direcionada.
Fique atento também a outro aspecto importante: a precificação das consultas. Aprenda a estabelecer um preço de acordo com o real valor do seu trabalho.