Entenda os principais perigos da diabetes e saiba como evitá-la!

A diabetes é uma doença que faz o corpo não produzir ou empregar adequadamente a insulina, que é o hormônio responsável pela metabolização dos carboidratos e o controle de açúcares no sangue. Trata-se de uma doença crônica, ou seja, que acompanha a pessoa durante um tempo relativo da sua vida e, em muitos casos, não há cura.

Dados da Sociedade Brasileira de Diabetes apontam que hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas que vivem com essa doença. Isso representa, aproximadamente, 6,9% da população. Esse é um número que cresce constantemente pois, o diagnóstico muitas vezes demora e faz com que apareçam complicações.

Continue a leitura, entenda os principais perigos da diabetes e saiba como evitá-la.

Como a diabetes afeta o nosso corpo?

O corpo humano precisa da insulina, que é produzida pelo pâncreas, para conseguir usar como fonte de energia a glicose que obtemos nos alimentos. A pessoa que é portadora da diabetes enfrenta dificuldades na produção de insulina e, consequentemente, acaba não usando a glicose do modo correto.

Isso faz com que fique elevada a taxa de açúcares presentes no sangue. Vem daí a hiperglicemia. Quando esse quadro permanece por longos períodos, alguns órgãos, vasos sanguíneos e nervos podem sofrer danos.

Quais são os tipos de diabetes?

Diabetes tipo 1

Ocorre em cerca de 5% a 10% dos pacientes que são portadores da diabetes. Nele, o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina por causa de um defeito no sistema imunológico. Isso faz com que os nossos anticorpos ataquem as células que são as responsáveis pela produção desse hormônio.

Pré-diabetes

Estado no qual a pessoa tem predisposição para desenvolver a doença. É um estado intermediário entre o saudável e a diabetes tipo 2 pois, no primeiro caso não existe o pré. Aqui, a predisposição é genética e existe a possibilidade de desenvolver a diabetes em qualquer idade.

Diabetes tipo 2

Provocada por uma combinação de dois fatores, que é a diminuição da produção de insulina e o defeito na sua ação no organismo. A diabetes tipo 2 geralmente pode ser tratada com medicamentos, orais ou injetáveis. Entretanto, pode ocorrer o agravamento da doença.

Outros tipos de diabetes

Mulheres grávidas podem desenvolver diabetes devido ao aumento da resistência à ação da insulina. A diabetes também pode ocorrer devido aos defeitos genéticos da célula beta, doenças no pâncreas e, também, como consequência dos efeitos de drogas ou produtos químicos.

Quais são os perigos da diabetes?

Quando é alta a taxa de glicose no sangue, algumas complicações podem surgir. Uma delas é a doença renal. Como os rins são responsáveis por remover os resíduos do sangue, a diabetes pode afetar a função de filtrar desses órgãos. É comum também que apareçam problemas nos pés, como rachaduras e calos.

Esses membros perdem a capacidade de cicatrização e, diante da gravidade do problema, podem ser até amputados. Os olhos também são afetados pela diabetes. Podem surgir doenças como catarata, glaucoma e retinopatia. Já a pele pode ficar mais seca e sensível, menos resistente a infecções por fungos e bactérias.

Como evitar a diabetes?

Você pode evitar a diabetes controlando melhor a ingestão de alimentos e praticando atividades físicas. Portanto, reduza o acúmulo de gordura na região da barriga. Consulte um médico e peça a indicação de uma atividade física diária. Controle também o seu sono, evitando dormir a mais ou a menos do que o necessário.

Na alimentação, coma menos e mastigue bem os alimentos para ingerir com mais calma. Aproveite, também, para evitar o jejum. E sempre que puder, evite comer gordura. Prefira os alimentos integrais e as frutas, mas sem exageros — algumas concentram muitos açúcares. Reduza a quantidade de momentos estressantes e aprenda a relevar certas situações.

Os perigos da diabetes podem surgir a qualquer momento, mas é interessante que você busque ajuda médica e não deixe de fazer os seus exames de rotina.

Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail outras dicas para cuidar bem da sua saúde.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá, como o Paula Tostes pode te ajudar?
Pular para o conteúdo