Levar uma criança pequena ao médico pode ser uma tarefa bastante complicada para alguns pais. Muitas vezes, ela está sentindo dores ou um mal estar, e só o fato de estar em um local estranho pode deixá-la ainda mais irritada. Por isso, ter uma clínica com espaço kids pode ser um grande diferencial.
Se você pensa em melhorar o atendimento em sua clínica e trazer novidades em serviços para seus pacientes, essa é uma grande aposta. Confira, neste post, quais são os principais benefícios de oferecer esse serviço em sua clínica e tudo o que precisa ser feito para tirar essa ideia do papel.
Vantagens de ter uma clínica com espaço kids
A criação de um espaço kids pode trazer benefícios tanto para a clínica quanto para os pacientes. A seguir, vamos mostrar cada uma dessas visões:
Vantagens percebidas pelos pacientes
Há benefícios diretos em, pelo menos, três situações. A primeira é quando um dos pais ou responsável pela criança precisa levá-la para acompanhamento com o pediatra. Nesses casos, ela pode estar mais triste e abatida. Então, um espaço para brincar pode ajudá-la a se sentir melhor.
O segundo caso são aqueles pais que precisam se consultar e não têm com quem deixar a criança. Chegando à clínica, eles podem deixar os pequenos no espaço kids e serem consultados com toda a tranquilidade.
E, por fim, existe um benefício que atinge a todos os envolvidos de uma forma generalizada. Afinal, uma clínica não é um ambiente adequado para que as crianças fiquem correndo e brincando sem supervisão. Além de perturbar a paz e a ordem do ambiente, elas podem se acidentar.
Vantagens competitivas para a clínica
A criação do espaço kids pode aumentar a quantidade de pacientes da sua clínica. Além de oferecer um ambiente mais familiar, o cuidado com as crianças inspira mais confiança e credibilidade. É uma excelente vantagem sobre seus concorrentes e uma ótima forma de fidelizar seus pacientes, visto que você estará oferecendo um conforto a mais e um cuidado especial.
Passos essenciais para montar esse espaço na sua clínica
Para montar um espaço kids é importante se atentar a alguns detalhes:
Planejamento
Em primeiro lugar, será preciso fazer um levantamento para identificar a quantidade média de crianças que a sua clínica recebe diariamente, sejam pacientes ou acompanhantes. Com base nessas informações, é feito o cálculo do tamanho mínimo necessário para atender às crianças de forma segura e confortável.
Segurança
Em seguida, é preciso fazer um projeto que preze pela segurança dos pequenos. O ideal é forrar o chão com material mais macio, como o EVA. Os móveis também devem ser especialmente desenvolvidos para crianças, com dimensões adaptadas e feitos de materiais mais seguros. Muito cuidado com quinas e pontas.
Brinquedos e atividades
É importante oferecer uma boa variedade de brinquedos e atividades. Mas, por ser um ambiente onde pode haver pessoas que não estejam se sentindo muito bem — inclusive, parte das crianças —, não devem ser oferecidos alguns tipos de brinquedos ou brincadeiras. Evite as que estimulem corridas, saltos e muito barulho. Prefira opções mais educativas e tranquilas.
Equipe
Não se esqueça de ter uma quantidade de funcionários dedicados a esse espaço. Eles devem ser constantemente capacitados por meio de treinamentos e cursos, além de terem um perfil específico para o cargo. Eles devem estar preparados, tanto para cuidar e entreter as crianças, como para lidar com situações delicadas.
Como vimos, ter uma clínica com espaço kids pode trazer muitas vantagens. E o mais bacana disso tudo é que não se trata apenas de um grande diferencial do seu negócio para o mercado. Esse investimento também gera valor agregado aos seus clientes e, consequentemente, fidelização.
Se você está buscando melhorar o ambiente da sua clínica, vai gostar de ler nosso post: Ambiente agradável em clínicas e consultórios: saiba qual a importância. Boa leitura!