Você está preocupado com a sua saúde? Saiba, então, que a realização de um check up anual vai trazer informações mais apuradas a respeito e pode direcioná-lo a tratamentos específicos e preventivos, além de estimular hábitos de vida melhores.
Um dado importante decorrente dessa prática é a queda de 90%, nos últimos 10 anos, de mortes resultantes de câncer de mama e de próstata.
O check up anual compõe a base da medicina preventiva, pois reúne informações da história clínica e pessoal do indivíduo, com a finalidade de detectar doenças em fase inicial. E, hoje, é possível contar com o apoio da tecnologia aliada à medicina, que fornece diagnósticos ainda mais precisos, ágeis e rápidos.
Neste post, vamos mostrar quais são os exames que não podem faltar no seu check up anual e quais os perigos de não fazê-los. Além disso, listamos as doenças que podem ser detectadas em exames de rotina.
Por que é importante fazer um check up anual?
Reduzir gastos com medicamentos, aumentar a produtividade e diminuir os afastamentos no trabalho são alguns dos benefícios ligados a um cuidado frequente com a saúde por meio da realização de exames de rotina. Claro que, somado a isso, especialistas recomendam manter uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas regularmente.
A mudança de hábitos, incluindo a realização de exames, vai aumentar a possibilidade de cura de doenças que podem ser diagnosticadas precocemente.
Descuidar da saúde e buscar ajuda somente quando sentir algo errado pode ser, muitas vezes, irreversível e fatal. Por isso, inclua mais esse importante cuidado na sua vida.
Quais exames devem fazer parte do check up anual?
Um incômodo estomacal, aquela dorzinha de cabeça ou uma pontada no peito podem ser sinais de que seu corpo não anda bem e, para se precaver desses e de outros sintomas, é aconselhável que homens e mulheres façam um check up anual, que deve incluir os seguintes exames:
- hemograma: o mais recomendado pelos médicos. Ele vai permitir a avaliação de possíveis anemias, infecções ou problemas relacionados ao número das plaquetas;
- glicemia: deve ser feito em jejum e mostrar a dosagem dos níveis de açúcar no sangue. Serve para diagnosticar diabetes ou hipoglicemias;
- perfil lipídico: o exame mede a dosagem das gorduras circulantes, entre eles, o colesterol total, o HDL ou o colesterol bom, o LDL ou o colesterol ruim e os triglicérides;
- ureia e creatinina: avaliam a função renal;
- eletrólitos: avaliam as fontes de energia imediata, que auxiliam na hidratação do corpo, como sódio, potássio, cálcio, fósforo e magnésio;
- EQU: exame qualitativo de urina;
- EPF: exame de fezes;
- hepatograma: conhecido como provas de função hepática, como bilirrubinas, fosfatase alcalina, aminotransferases, albumina e tempo de protrombina;
- exames de tireoide: avaliam o funcionamento da tireoide. Neles, é analisado o TSH, hormônio que regula a produção da tireoide (T3, atriodotironina; e T4, tiroxina);
- ecocardiograma: ultrassonografia que tem como função detectar e diagnosticar problemas no coração. Entre eles, miocardiopatias, valvulopatias, enfartes, endocardite, cardiopatia hipertensiva e dissecção da aorta.
Esses exames do check up informam sobre o funcionamento de alguns órgãos e sistemas e são úteis no diagnóstico de parasitas e vírus no organismo, como também das condições do sangue.
Continue lendo o post para saber a idade recomendada para iniciar essa rotina de exames médicos.
Qual a idade ideal para começar os check ups anuais?
Sem uma idade pré-definida para começar, especialistas indicam que é preciso conhecer o perfil de cada pessoa, seja ela homem, seja ela mulher. As variantes para iniciar o check up anual vão depender dos antecedentes familiares, do sedentarismo, da avaliação de pertencimento a algum grupo de risco, como tabagistas ou alcoolistas, e de condições de sobrepeso ou obesidade.
Nesse caso, a idade recomendada para iniciar uma rotina de exames é a partir dos 30 anos. Caso contrário, os exames devem começar por volta dos 40 anos.
Depois de conhecer a importância da realização de um check up anual, o que você acha de saber mais sobre preparativos, contraindicações e valores dos exames que você pretende realizar? Entre em contato conosco e informe-se!