A infecção urinária é uma doença muito comum, que atinge um número maior de mulheres que de homens. Isso porque a uretra feminina é mais curta que a do homem. A infecção ocorre em rins, bexiga ou uretra, causando um enorme desconforto ao paciente.
Entre os sintomas apresentados estão ardência, urgência para urinar, dores na região lombar e dificuldade em esvaziar a bexiga. O paciente pode sentir, ainda, dores no canal urinário e desconforto abdominal ao longo do dia. Sangue e urina com odor forte também não são raros.
As causas são diversas: acúmulo de bactérias na região urinária, retenção da urina na bexiga por muito tempo, diabetes, desidratação, imunidade baixa e constipação intestinal são algumas razões para esse problema. Saiba mais sobre ele neste artigo.
Quais os tipos de infecções de trato urinário?
- cistite (bexiga);
- uretrite (uretra);
- pielonefrite (rins).
Apesar de os sintomas da infecção serem bem conhecidos, e o tratamento ser rápido e geralmente eficaz em poucos dias ou semanas, não se deve negligenciar os exames laboratoriais. Eles indicam se de fato é infecção urinária, o tipo de infecção e o grau em que se encontra. Só então o tratamento pode ser iniciado.
Quais os exames para detectar a infecção urinária?
Os exames abaixo devem ser solicitados por um médico, que pode ser o clínico geral. O diagnóstico rápido e preciso faz toda a diferença para a cura mais rápida.
Urina rotina
O exame de urina simples pode detectar a quantidade de leucócitos presentes no material. Eles indicam quando há alguma desregulagem nas bactérias do sistema urinário. Os valores do laudo deverão ser interpretados por um médico.
Cultura da urina
A cultura da urina é um exame mais específico que permite saber a gravidade da infecção, pois detecta as bactérias presentes, o que permite ao médico administrar o antibiótico adequado. Esse exame deve ser feito no início, antes de começar o tratamento, e também após o desaparecimento dos sintomas, para confirmar a cura.
Ultrassom
O ultrassom avalia melhor a situação dos órgãos atingidos pela infecção, as obstruções e exatamente em qual órgão ela está instalada. O ultrassom auxilia para que o tratamento seja o mais eficaz e direcionado possível, a fim de que o paciente melhore o quanto antes.
Quais os tratamentos para a infecção urinária?
Os tratamentos devem ser orientados por um médico e o paciente precisa ser acompanhado durante o tratamento e após, para certificar-se da sua saúde.
Antibióticos
É o mais comum. O antibiótico vai eliminar as bactérias do organismo. Embora muitos antibióticos sejam disponíveis para a venda sem a restrição de receita médica, é um risco tomar medicamento por conta própria.
Analgésicos
O analgésico vai bloquear os receptores neurais para a dor da inflamação. Assim como dito anteriormente, a automedicação não é recomendada. Ele também precisa ser indicado por um médico.
Chás naturais
Os chás devem ser tratamentos complementares aos remédios. Algumas ervas colaboram para a limpeza do organismo e para melhoria do quadro de inflamação e infecção. Algumas delas são: salsinha, alho, manjericão, cavalinha e tanchagem.
Beber água
A água limpa o organismo de toxinas e bactérias que devem ser eliminadas no organismo, incluindo as causadoras pela infecção. Facilita também a digestão e evita o acúmulo de fezes no intestino.
A infecção urinária causa desconforto e, dependendo do organismo, pode ter uma piora em pouco tempo. O médico deve ser procurado para solicitar os exames que forem necessários de acordo com o nível dos sintomas relatados pelo paciente.
Durante a gestação, é comum a mulher ter infecção urinária, pela mudança no seu corpo para abrigar o bebê. O recomendado é procurar o seu médico obstetra acompanhante e jamais tomar nenhum remédio sem prescrição, mesmo chás ou outros fitoterápicos.
A higienização correta das partes íntimas também é necessária. No banho, alterne entre a lavagem somente com água por alguns dias e a lavagem com sabonete íntimo. A lavagem somente com água auxilia para manter o equilíbrio de bactérias, impedindo qualquer alteração que possa levar a quadros infecciosos.
Você já teve infecção urinária? Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário e responderemos o mais breve possível!