Marketing de defensores: como transformar pacientes em fãs da clínica?

Se tem duas coisas que toda empresa busca é: aumentar as suas vendas e melhorar a visibilidade da sua marca. Para que isso aconteça, muitas ações e estratégias são feitas, pesquisas de satisfação, planejamentos e estudos de mercado elaborados.

Em uma clínica não é diferente. Aumentar a quantidade e satisfação dos pacientes é o foco. Para isso, clínicas e consultórios precisam ficar atentos, pois a forma de comunicação com seus pacientes mudou e a maneira de consumir serviços também. Quem nunca viu alguém elogiar um determinado médico nas redes sociais ou até mesmo fazer comentários sobre um péssimo atendimento que teve em uma clínica?

Por isso, ganhar a confiança do paciente é fundamental e uma das estratégias que muitas empresas estão utilizando é o marketing de defensores. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

O que é e como funciona o marketing de defensores?

Vamos começar definindo o termo “defensor da marca”. Trata-se de uma pessoa que teve uma boa experiência com algum produto ou serviço de sua marca e divulga isso de forma espontânea.

Quando ela faz isso nas suas redes sociais ou canais de comunicação, recomendando um determinado médico para seus amigos e seguidores, ela se torna uma defensora. Não se trata somente de pacientes, mas também funcionários com grande engajamento, ou até mesmo entusiastas que nunca tiveram uma experiência com o seu serviço, mas que sempre recomendam para seus amigos e família.

Por que o marketing de defensores é tão importante?

Um estudo realizado pela IAB (Internet Advertising Bureau) e apresentado pela Business Insider mostra que 90% dos clientes se dizem dispostos a recomendar uma marca nas redes sociais caso tenham uma boa experiência com ela. Entretanto, apenas 29% o fazem.

O objetivo principal do marketing de defensores é justamente ajudar e estimular pessoas a mostrarem suas experiências positivas com a marca. O impacto que isso traz é muito simples: as pessoas estão dispostas a utilizar produtos que foram recomendados por amigos e conhecidos.

Muitas das tendências de mercado começam com o próprio consumidor, que descobre novos produtos e divulgam positivamente — ou não — a sua percepção. Outro fator relevante são os reviews na internet, que podem favorecer bastante o posicionamento da clínica, de acordo com as indicações e feedbacks de especialistas no assunto.

Como desenvolver essa estratégia?

Para melhorar a percepção e engajamento dos pacientes da clínica utilizando estratégias de marketing para defensores é importante seguir algumas dicas:

Tenha objetivos claros

Saber o que você quer alcançar com uma estratégia dessas é o primeiro passo. Se quiser aumentar o volume de pessoas na clínica, uma estratégia baseada na experiência de procedimentos e recuperação do paciente pode ser uma alternativa. Se a ideia é melhorar a percepção da marca, depoimentos podem ser um grande diferencial.

Proporcione boas experiências

Como ter defensores se não existe uma boa experiência? Pense que o atendimento ao paciente começa antes de ele chegar na clínica. Começa no agendamento e depois segue todo o processo, mesmo depois de ter terminado. Busque feedbacks dos pacientes, dê valor e mostre que são importantes para a clínica.

Recompense os defensores

Promotores e defensores da marca gostam de ser reconhecidos. Faça isso sempre que possível e aumente a lealdade dos pacientes. O marketing de defensores é uma excelente alternativa para melhorar a imagem da clínica e atrair mais pessoas. Ofereça sempre um atendimento de excelência e faça um bom planejamento para engajar seus pacientes.

Se você gostou das dicas, aproveite e confira mais um de nossos posts — “Como melhorar o atendimento da sua clínica e atrair mais clientes?” — e continue aprendendo!

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