O Facebook é a mídia social com maior alcance e maior número de usuários em todo o mundo. E esse número não para de crescer! É por isso que os médicos e gestores de estabelecimentos da área da saúde precisam ter noções de como divulgar suas clínicas no Facebook.
É claro que, por ter outras funções na clínica, você não desenvolverá essa atividade sozinho. Mas, mesmo contratando uma agência de comunicação ou profissional especializado na área, recomenda-se que você faça um acompanhamento das estratégias desenvolvidas.
Nós elaboramos uma lista com 6 dicas de marketing no Facebook para você divulgar a sua clínica. Confira!
1. Tenha uma fanpage, e não perfil
Existem duas modalidades no Facebook: os perfis e as fanpages. Os perfis são destinados para pessoas físicas, e as fanpages para as empresas. É por isso que a sua clínica precisa ter uma fanpage, e não um perfil.
Além de cumprir uma importante regra do Facebook, ao criar uma fanpage, você terá acesso a diversas funcionalidades que não estão disponíveis no perfil, como a criação de anúncios pagos para aumentar o alcance das publicações, relatórios de acessos e visitas, possibilidade de programar posts para determinados horários estratégicos, etc.
2. Conheça os recursos que o Facebook oferece
Depois de criada a fanpage, vale a pena conhecer todas as funcionalidades que o Facebook pode oferecer para a sua clínica. Você pode verificar os tipos de publicação, que podem ser imagens, estilo carrossel, apresentações multimídias, notas, entre outros modelos.
Além disso, também é possível personalizar a página com o horário de atendimento da clínica, endereço físico, site, entre outras informações relevantes para o seu público.
3. Tenha uma estratégia bem definida
É importante que seja realizado um planejamento estratégico para a página da sua clínica. Não basta simplesmente criar uma fanpage e deixá-la abandonada, esperando que as pessoas a encontrem.
Você precisa criar conteúdo de qualidade para as pessoas que a seguem. Uma ideia interessante no marketing médico são dicas de saúde, como as formas que determinadas doenças podem ser prevenidas.
4. Interaja com o seu público
É importante que haja um acompanhamento da página e que as pessoas sejam respondidas sempre que perguntarem alguma coisa ou deixarem um comentário em suas publicações.
Até mesmo os comentários negativos devem ser respondidos, e não apagados. Aja sempre de forma educada, esclarecedora, e coloque-se à disposição para solucionar possíveis problemas.
5. Siga as instruções do Conselho Federal de Medicina
Assim como ocorre em outros meios e ferramentas de comunicação, o Conselho Federal de Medicina também dispõe de regras e normativas que devem ser seguidas na publicidade médica.
O CFM proíbe, por exemplo, que médicos façam selfies com os pacientes ou que sejam publicadas imagens que mostrem resultados de tratamentos, como o antes e depois de alguém que se submeteu a um procedimento cirúrgico, por exemplo.
6. Faça anúncios
Para atingir pessoas que realmente possam se tornar pacientes de sua clínica, uma boa alternativa é utilizar o Facebook Ads e criar anúncios pagos. Com valores bem acessíveis, você consegue direcionar o conteúdo dos seus posts para determinados perfis de pessoas que você escolhe ao criar o anúncio. Assim é possível que um anúncio seja mais visto por determinada faixa etária, sexo, moradores de uma localidade específica, etc.
Agora que você já sabe como funciona o marketing no Facebook, que tal aprofundar no assunto e ler nosso post “Aprenda como construir reputação online e encante os seus pacientes”? Nos vemos por lá!