Se você é gestor há algum tempo, eu tenho certeza que você já fez ou faz ainda, microgerenciamento. A gente confunde muito o excesso de zelo e cuidado com o negócio com uma gestão com excessos. E SE VOCÊ QUER que o seu negócio triunfe, dedique algum tempo para responder a seguinte pergunta: “Eu estou microgerenciando a minha clínica?”
O microgerenciamento é difícil de perceber, e normalmente, o gestor não o faz por mal ou intencional. A intenção do gestor é reduzir as chances de um erro acontecer. Dessa forma, um comportamento rígido e sem autonomia para os funcionários é desencadeado e todo o humor da equipe é abalado. Isso vira uma bola de neve dentro da sua clínica.
O que é microgerenciamento?
O microgerenciamento não é um estilo de gestão. Na verdade, um é sintoma do outro. Quando uma liderança se torna microgerenciadora, isso representa que o estilo de gestão não está funcionando como deveria.
E é fácil identificar um microgestor: é aquele que não quer ser deixado de fora de nenhum email e marca dezenas de reuniões de alinhamento. Exige relatórios todo o tempo e busca participar de todo processo, por menor que seja.
O que o microgerenciamento pode causar na gestão se sua clínica?
São vários os pontos negativos ocasionados pelo microgerenciamento. Eu vou citar apenas alguns:
- Perda da visão de negócio como um todo
- Prática não-escalável
- Diminui a confiança da equipe
- Aumenta rotatividade de funcionários
- Cultura enfraquecida
Como mudar esse comportamento na sua clínica?
- Aprender a delegar funções
- Acabar com ruídos na comunicação
- Ter uma forma de medir os resultados da liderança
- Tenha metas e objetivos claros e comunicados com toda organização
- Monte um plano de trabalho
- Trace, junto com suas equipes, planos de ações
- Acompanhe os resultados
Aprenda a aprender, principalmente com sua equipe. Isso fará seu mindset se transformar de uma mente controladora e desconfiada, para uma produtiva e alinhada com a visão de crescimento da sua clínica.