Um plano de negócio de clínica médica é mais importante do que aparenta em um primeiro momento. Em um mercado competitivo nem sempre é possível alavancar o seu estabelecimento sem essa ferramenta.
Muitos até entendem a sua importância, mas não sabem exatamente por onde começar a implantá-lo e, quando se dão conta, o assunto já se tornou secundário. Há ainda aqueles que não sabem exatamente do que se trata um plano de negócios. Se você tem essa dúvida, saiba que estamos falando de uma espécie de planejamento para evitar imprevistos.
Para que os faturamentos não fiquem abaixo do necessário para manter o estabelecimento, é fundamental analisar o mercado. Confira o post que preparamos e entenda a importância de se ter um plano de negócio para clínica médica!
Conhecer a concorrência
Quais são as clínicas que atuam exatamente no segmento que você deseja ingressar? Você conhece os profissionais que trabalham nesses estabelecimentos? Há algum que seja renomado no mercado?
Conhecer a concorrência faz com que você tenha combustível para traçar estratégias que farão da sua clínica a preferida do público. Você precisa entender como o trabalho dos outros funciona para criar um diferencial em relação a eles.
Analisar a localização da empresa
De nada adianta você traçar estratégias para destacar-se e não pensar na questão da localização. A sua clínica tem fácil acesso ao seu público-alvo? A infraestrutura é condizente com a qualidade do seu trabalho?
Locais considerados perigosos demais ou que não contam com muitas opções de transporte podem afastar os pacientes. Além disso, contar com estabelecimentos relacionados ao seu segmento nas redondezas pode ajudar o público a escolhê-lo.
Entender de marketing
Aprender um pouco sobre marketing é algo que deve fazer parte do seu plano de negócio. Não estamos dizendo que você deve virar um verdadeiro guru da comunicação, mas algumas noções básicas são necessárias.
Quem conhece um pouco de marketing sabe que uma clínica precisa estar presente na internet. Manter site, blog e páginas nas redes sociais, atualizadas com informações relevantes, também faz a diferença.
Afinal, nem todo paciente em potencial vai passar em frente a sua clínica e reparar nela. Mas eles podem facilmente encontrá-la por meio de mecanismos de busca e algoritmos.
Um bom marqueteiro traça planos de ação que resultam no aumento do movimento da sua clínica. Tudo isso sem se esquecer que a qualidade do seu trabalho também estimula um outro tipo de marketing: o boca a boca.
Ter uma consultoria
Muitas vezes, o médico responsável pela clínica trabalha demais e não sobra tempo para fazer esse planejamento. Há outros que não têm os conhecimentos necessários para desenvolvê-lo. Há casos em que o melhor a fazer é contratar uma empresa de consultoria para ajudá-lo a elaborar o plano.
E uma clínica que conta com consultoria especializada tem tudo para se destacar diante das demais. Lembre-se de que você vai ser assessorado por profissionais habituados a elaborar planos de negócios e, portanto, as estratégias concebidas a partir dele terão tudo para dar certo.
Se você entendeu a importância do plano de negócio de clínica médica, confira mais um de nossos posts — “Como montar uma equipe para clínica médica” — e continue aprendendo!