A testosterona é um hormônio presente em homens e mulheres. Mas a testosterona masculina é a substância principal para formar e manter o corpo masculino. Ela faz parte da classe de hormônios andrógenos e tem funções que vão além da sexual, despertando a libido e problemas hormonais podem acarretar sérias consequências à vida do homem.
É produzida nos testículos, mas controlada pelo cérebro. Essa troca de informações faz o corpo do homem sofrer alterações ao longo do tempo. Porém, após os 30 anos, naturalmente a produção de testosterona diminui. Essa queda pode ser maior do que o normal em qualquer homem, e trazer visíveis problemas de saúde e bem-estar.
Pensando nisso, reunimos aqui as causas desse problema e seus principais efeitos. Acompanhe!
[wp_campaign campaign_id=’2464280′ merchant_id=’1483664′ write_key=’ef0a71b805c3′]
Quais são as causas da deficiência de testosterona masculina?
Além da natural queda na produção do hormônio com a idade, existem outras causas que resultam na deficiência dele em diferentes fases da vida do homem. Podemos citar:
- lesões ou infecções nos testículos;
- excesso de medicamentos;
- diabetes;
- sobrepeso ou obesidade;
- má alimentação;
- álcool e tabagismo;
- doenças genéticas;
- tumores.
Quais são os sintomas destes problemas hormonais?
Nos homens, os sintomas dos baixos níveis de testosterona são visíveis e facilmente observáveis. Veja alguns:
Diminuição da massa muscular
Com a diminuição dos músculos, ocorre a perda de força física. Não falamos aqui de ser muito musculoso, mas sim de ter força o suficiente para seu peso e idade. Essa é uma característica que pode atingir a autoestima do homem.
Aumento da massa gordurosa
Assim como pode ocorrer a perda de massa, o contrário também é possível. Em busca de ganhar mais músculos, alguns homens acabam fazendo dietas e exercícios que resultam no aumento de gordura, o que pode ser prejudicial para a saúde e órgãos.
Diminuição da libido
A falta de desejo sexual é um dos sintomas mais característicos de baixa testosterona masculina. O cérebro não emite a informação suficiente para o alto desejo. Além da baixa libido, o homem pode ter dificuldade de manter uma ereção até o fim e, ainda, de ejacular.
Problemas de fertilidade
Como citamos acima, com a não produção de testosterona nos testículos, a quantidade e qualidade do sêmen são alteradas, impactando a fertilidade do homem, com baixo número de espermatozoides. Ainda que ele e sua parceira não desejem ter filhos, esse fator pode afetar negativamente a autoestima dele.
Mudanças de humor
Essas mudanças de humor podem acontecer porque o homem percebe que características de sua masculinidade foram alteradas. Diante disso, ele é atingido por um sentimento de tristeza que, inclusive, pode evoluir para um quadro depressivo.
A baixa quantidade de testosterona masculina é um assunto tabu para muitos homens, que escondem os sintomas acima e não buscam ajuda médica. Essa é uma atitude perigosa, pois a carência desse hormônio pode ser resultado também de complicações mais sérias na saúde. Por isso, eles devem fazer outros exames de rotina para eliminar os riscos de doenças graves.
O exame para medir o nível de testosterona é um exame de sangue hormonal. Ele deve ser feito pela manhã cedo, para uma melhor precisão de resultado da amostra. O tratamento é simples e consiste em repor a testosterona, e deve ser acompanhado por um médico, com a realização de exames constantes.
Gostou do nosso texto sobre testosterona masculina? Compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam melhor esse assunto.