Geralmente, depois de passar por uma consulta médica e receber alguns pedidos de exames, muitas dúvidas surgem, como aonde ir e realizá-los. Hoje em dia, como há várias opções, escolher laboratório para a realização de exames envolve diferentes aspectos, os quais o paciente que precisa desse serviço terá de considerar para fazer a melhor escolha.
Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar alguns pontos que podem auxiliar você nessa decisão e garantir a segurança e assertividade no resultado dos seus exames. Continue lendo e confira!
Como escolher laboratório adequado para realização dos exames?
Antes de decidir o local para realizar os exames é fundamental saber se o estabelecimento faz as possíveis análises solicitadas. Posteriormente, para acertar na escolha do melhor laboratório, os principais fatores a seguir devem ser considerados:
Organização e higiene do laboratório
Quando for a um determinado laboratório, analise a organização e a higiene do local. Observe se os funcionários responsáveis pelo procedimento da coleta usam jalecos limpos, luvas e outros materiais descartáveis. Além disso, verifique se os frascos e tubos utilizados são identificados com o código de controle e o nome do paciente.
Um laboratório adequado precisa ter a área de espera e os boxes de coleta limpos e bem organizados, além de as paredes serem pintadas com tintas laváveis e em tonalidades claras.
Opinião de outros clientes
Pedir a opinião de outras pessoas é uma das melhores maneiras de saber como escolher laboratório ideal. Nesse caso, converse com os clientes e pessoas conhecidas para descobrir se elas foram bem atendidas e receberam qualidade nos serviços oferecidos.
Também vale a pena utilizar a internet e as redes sociais como fonte de pesquisa para conseguir mais informações. Mas lembre-se de que, muitas vezes, o que é satisfatório para um indivíduo pode não ser para o outro. Por isso, peça a opinião do maior número de pessoas possíveis.
Reputação do laboratório
Pesquisar a reputação do laboratório é uma maneira de descobrir quais deles são confiáveis ou não. Para isso, verifique se o estabelecimento tem tradição e indicadores de qualidade, como certificações e processos de acreditação.
Outro ponto importante nesse processo de pesquisas é averiguar se a opinião do público referente ao laboratório condiz com as melhoras práticas nos atendimentos e organização do local.
Qualidade do atendimento
Um laboratório bem estruturado dispõe de uma equipe de profissionais que sabem compreender, respeitar as opiniões, propor soluções e, principalmente, ouvir os pacientes. Para saber se o laboratório proporciona essas condições, vale a pena entrar em contato por telefone, por exemplo, e conferir se o atendimento é satisfatório e passa confiança sobre o local.
O atendimento humanizado é fundamental, uma vez que envolvem o conhecimento técnico e o comportamento ético e empático dos profissionais, a fim de proporcionar cuidados direcionados às necessidades das pessoas.
Especialização profissional
Outra forma de escolher laboratório adequado é analisar a qualificação e especialização dos profissionais que compõem a equipe. O diretor técnico, por exemplo, é responsável pelas assinaturas dos laudos e demais serviços realizados no estabelecimento.
Informações sobre o responsável por cada tipo de procedimento, ou o currículo e a formação dos profissionais envolvidos, podem ser consultados no próprio laboratório ou pelos canais de atendimento da empresa. Assim, você pode comprovar se o serviço oferecido está sendo realizado por um profissional especializado no que realmente precisa.
Quando o assunto é saúde todo cuidado é pouco, não é mesmo? Por isso, qualquer pesquisa nunca é demais, uma vez que reunir o máximo de dados é essencial para ajudar você a escolher laboratório que garanta a segurança nos resultados dos seus exames.
Gostou do nosso post e quer mais informações sobre o assunto? Então entre em contato com a equipe da Paula Tostes agora mesmo para saber como podemos ajudar você!