Saúde da mulher: quais exames são indispensáveis

Alguns exames preventivos são fundamentais para cuidar da saúde da mulher, principalmente os que ajudam a diagnosticar doenças de caráter hormonal e ginecológico. Por isso, é muito importante ficar por dentro de todos os procedimentos de rotina que devem ser feitos periodicamente.

Além disso, para garantir uma vida com qualidade, deve-se contar com as visitas anuais aos médicos de confiança. Afinal, a saúde deve ser levada a sério e a prevenção é a melhor forma de garantir o bem-estar.

E para lhe ajudar a ficar bem informada sobre o assunto, vamos falar sobre alguns exames que são essenciais e não devem ser adiados. Continue a leitura deste post e confira!

Autoexame das mamas, mamografia e ultrassom

O autoexame das mamas deve ser feito uma vez por mês a fim de prevenir doenças ― como o câncer de mama ― com mais rapidez e eficiência. Ele pode ser feito em casa, na frente do espelho, e deve-se tocar as mamas e a região da axila para sentir se há nódulos, caroços ou pequenas lesões. Outros sintomas também devem ser analisados, como áreas vermelhas nas mamas, presença de secreção, dores, irritação na pele, entre outros.

Se algum sintoma for encontrado, é necessário procurar um médico especializado para dar seguimento aos exames capazes de diagnosticar o problema com precisão. Ele indicará uma mamografia ou um ultrassom das mamas, procedimentos que são indispensáveis para detectar anormalidades no tecido mamário.

Essas análises são essenciais pois, somente por meio delas, é possível identificar a presença de doenças mais graves. Outro ponto importante a ressaltar é que a mamografia deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos, ou em mulheres mais novas que possuem histórico de câncer de mama na família. Lembre-se: quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores são as chances de cura!

Exame preventivo

O preventivo, ou papanicolau, como também é conhecido, é um exame indispensável capaz de identificar as primeiras alterações no colo uterino e deve ser feito anualmente, a partir da primeira relação sexual.

Com ele, é possível diagnosticar doenças graves, como o câncer de colo do útero, em seu estágio inicial, o que facilita o tratamento e também as chances de cura. É um exame simples, mas muito necessário e que ajuda a prevenir muitas doenças sexualmente transmissíveis que possuem tratamentos eficazes.

Exame de sangue

exame de sangue deve ser realizado depois de toda visita ao seu médico. Trata-se de um procedimento simples capaz de oferecer uma visão geral de como anda a sua saúde. Assim, é possível identificar se há alguma inflamação, infecção, ausência de vitaminas ― como o ferro e a vitamina D ―, se as plaquetas e os leucócitos estão adequados etc. Dessa forma, é possível medicar com mais responsabilidade.

Esse exame também é fundamental para acompanhar os hormônios e saber se a tireoide está trabalhando corretamente. Pode-se, ainda, observar se o colesterol está baixo ou alto, possibilitando uma mudança nos hábitos alimentares ou a criação de uma rotina com a prática de atividades físicas que ajudem a melhorar a qualidade de vida.

O cuidado com a saúde da mulher nunca acaba e deve ser feito durante toda a vida com muita seriedade e comprometimento. Afinal, a melhor maneira de evitar qualquer problema é tratando-o o mais rápido possível. Por isso, cuide da sua saúde sempre, não deixe para depois!

Entendeu melhor sobre os exames que são fundamentais para preservar a saúde da mulher? Ficou com alguma dúvida? Então, que tal entrar em contato conosco? Aguardaremos para atendê-lo da melhor forma possível!

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá, como o Paula Tostes pode te ajudar?
Pular para o conteúdo