A poluição ambiental é um problema social que afeta a vida de milhões de pessoas em todo o globo. O descarte irregular de lixo, a existência de aterros irregulares e o desvio de fossas sépticas para o leito dos rios são umas das principais causas dessa poluição, além de serem vetores para diferentes doenças.
bolsa de pierna decathlon
Adidas Stan Smith
sadarināšanās gredzeni
χρυσσες πλατφορμες
napihljivi fotelj merkur
nike air zoom pegasus 36 w
replika spor ayakkabı toptan
ted baker aurinkolasit
moschino tričko
νακ παπουτσια πεδιλα
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, durante a pandemia, os índices de lixo doméstico cresceram 10%, com previsão de atingir lamentáveis 25%.
Em 2020, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia realizou análise biológica de amostras retiradas dos principais córregos de Barra do Garças. As análises preliminares apontaram que os córregos Voadeira e Fundo, que deságuam no Rio Araguaia, estavam contaminados com a bactéria E. coli.
O E. coli é uma bacteria proveniente do despejo ilegal de detritos domésticos, como as fossas sépticas e fossas negras, e podem causar doenças parasitárias, e levar até mesmo à morte.
Após a análise, o Comitê decretou que os córregos estão impróprios para consumo humano e animal, bem como para o lazer.
Temporada de praia
Durante os meses de junho e julho, a região do Rio Araguaia, que faz divisa entre os estados de Goiás e Mato Grosso, até o Pará e Tocantins, se torna um dos principais destinos turísticos do centro do país, graças às belas praias e bancos de areia, que surgem com a estiagem.
Em 2019, último ano de realização oficial da Temporada de Praia no Rio Araguaia, a Operação Praia Limpa retirou pelo menos 12 toneladas de lixo das areias das praias, em todo o estado do Tocantins.
Em 2021, mesmo com restrições em diversas cidades, os turistas deixaram para trás cerca de 500 quilos de materiais poluentes.
Doenças
Apesar do número assustador de doenças causadas pela poluição ambiental, muitas delas são evitáveis, através do descarte adequado e a conteinerização dos dejetos.
O contato com águas e solos contaminados podem resultar na contaminação por bactérias e parasitas de diversas. Desde as mais comuns como dengue, zika e chikungunya, causados pelo mosquito Aedes Aegypti, que tem como berçário a água parada em garrafas, sacolas e afins.
Também a giardíase, disenteria, amebíase, salmonelose e a leptospirose, causadas por moscas, baratas, ratos e formigas, que se alimentam e se reproduzem em ambientes poluídos.
O Laboratório Paula Tostes oferece um painel completo de exames de parasitologia, para investigar a presença desses contaminantes no organismo do paciente.
Em caso de suspeitas de contaminação ou de contato direto com rios e solos contaminados, não deixe de realizar exames laboratoriais e buscar orientação médica.
Procure a unidade Paula Tostes mais próxima de você. Estamos em Barra do Garças (MT), Itapuranga, Itapirapuã, Matrinchã, e breve em, Ceres e Bom Jardim de Goiás.