Vale a pena terceirizar serviços da clínica? Entenda mais

A medida que um negócio cresce, a demanda de trabalhos também aumenta. Neste contexto, algumas medidas precisam ser tomadas com relação ao espaço físico da clínica e a contratação de mais pessoal. E essas decisões impactam diretamente no lucro do negócio e na qualidade do serviço oferecido.

Assim, terceirizar os serviços da clínica é, também, uma opção relevante para esse momento. Com a terceirização é possível responder às demandas latentes do mercado e evitar ônus na lucratividade do negócio.

Pensando nisso, separamos quatro vantagens que a terceirização pode trazer para uma clínica médica. Confira!

1. Menos problemas com colaboradores

Contratar funcionários de maneira direta pode acarretar riscos para a empresa a médio/longo prazo. Uma contratação envolve o pagamento de vários impostos —os encargos trabalhistas — além das diversas limitações explicitas na CLT.

No caso da contratação de uma terceirizada, o vínculo empregatício acontece com a prestadora de serviço. Esta, por sua fez, estabelece um contrato de prestação de serviço com a clínica, quando necessário.

Nesse caminho, pode-se contar com laboratórios para exames e equipes de limpeza e manutenção sem a preocupação de contratar um profissional. Assim, pode-se requisitar o serviço em prazo determinado e evitar passivos e encargos trabalhistas.

2. Maior variedade de serviços prestados

Com a terceirização é possível ofertar mais serviços aos pacientes sem modificar a rotina da clínica. Em alguns casos as terceirizadas tem o próprio espaço para fazer seus serviços, além de pessoa qualificado — isso é muito comum para exames radiológicos ou de sangue, por exemplo.

Uma vez que a organização que presta os serviços já tem maquinário, estrutura e funcionários, a burocracia é reduzida para o contratante do serviço. Isso ocorre pelo fato de não ser necessário gerir as partes administrativas do negócio, sendo possível solicitar o serviço e não fazer mais nenhum esforço, exceto o pagamento.

3. Facilita a gestão da clínica

É compreensível que uma clínica, à medida que cresce, aumente a complexidade de seu gerenciamento. A receita muda, o número de clientes aumenta e as taxas a serem pagas tende a variar — imposto de renda, taxa de contribuição social, benefício para os colaboradores etc.

Neste ponto, a terceirização auxilia na manutenção de uma estrutura administrativa simplificada. Em consequência da manutenção das mesmas responsabilidades dos profissionais da clínica, a administração permanece inteligível.

Trocando em miúdos, mesmo que a clínica cresça e comece a ofertar mais serviços, desde que uma terceirizada forneça as soluções necessárias, nada vai mudar na gestão atual da clínica. Não será necessário contratar pessoal, equipamentos ou ampliar o espaço físico: a única mudança será no valor de investimento destinado ao pagamento da prestação de serviço terceirizado.

4. Terceirizar serviços da clínica ajuda a reduzir os custos

A redução de custos é mais uma das vantagens que a terceirização pode propiciar para um empreendimento. Como a prática evita a necessidade de estoques, pessoal capacitado contratado e equipamentos, o custo de terceirizar é menor do que o de ofertar serviços dentro da própria clínica.

Com isso, as vantagens de buscar um serviço fora da clínica para ofertar aos clientes são várias: satisfação do público, oferta de um serviço mais completo e até fidelização da clientela. Entretanto, é preciso adequar estes serviços aos interesses do seu cliente, para que ele, de fato, usufrua deste benefício.

Por isso, é importante conhecer os processos gerenciais, os clientes e o futuro esperado para o empreendimento. Só assim será possível definir se terceirizar serviços da clínica é uma opção válida e sustentável a longo prazo.

Caso você opte pela terceirização, entre em contato conosco. Nosso laboratório está pronto para dar suporte no que você precisar!

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá, como o Paula Tostes pode te ajudar?
Pular para o conteúdo