Você sabe quais os alimentos indicados para crianças em cada faixa etária? Confira aqui!

Embora o seu filho seja cheio de energia, ao ponto de parecer que ele nunca se cansa, é preciso tomar alguns cuidados especiais para não prejudicar o seu desenvolvimento, principalmente, ao que se refere aos alimentos indicados para crianças em cada faixa etária.

Cuidar da saúde e bem-estar da sua família é a principal preocupação de qualquer mãe. Porém, seu grande desafio é fazer com que seus filhos se alimentem da maneira adequada, evitando guloseimas que podem prejudicar a saúde.

Pensando nisso, escrevemos este artigo para mostrar a você quais os alimentos indicados para crianças em cada faixa etária e, por fim, vamos dar algumas dicas de alimentação saudável. Quer saber mais? Continue lendo e confira!

Conheça os alimentos indicados para crianças em cada faixa etária

Para cada fase infantil existe uma alimentação adequada, a qual não prejudicará o seu organismo e fará com eles cresçam mais fortes e saudáveis. A seguir, listamos quais são os alimentos indicados para cada faixa etária. Acompanhe!

Fase de amamentação

Durante os primeiros 6 meses de vida do bebê, o leite materno deve ser o único alimento que ele deve ingerir, pois ele contém a quantidade ideal de nutrientes que a criança precisa para manter-se saudável e protegida de infecções e contaminações.

Os nutrientes encontrados no leite materno são as vitaminas, sais minerais, proteínas, gorduras, açúcares e, inclusive, a água.

Fase do desmame

A partir dos seis meses, a criança precisa consumir outros alimentos complementares, pois o leite materno não supre mais todos os nutrientes que ela necessita.

Nesse momento, o bebê começa a desenvolver a mastigação, deglutição, digestão e excreção que auxiliam no consumo de alimentos mais sólidos que o leite materno.

O cardápio deve conter cereais, verduras, carnes, feijão, legumes e frutas.

De 1 a 3 anos (primeira infância)

A alimentação na primeira infância refletirá muito no crescimento e futuro alimentar da criança. Nessa fase, você pode aumentar a quantidade do consumo de carboidratos e das frutas.

Além disso, os açúcares, leites e seus derivados também podem ser incluídos na alimentação, porém, sempre controlando para evitar excessos.

De 4 a 12 anos

Agora, inicia-se a fase escolar, portanto, o cuidado com a alimentação tende a ser ainda mais rigoroso, a fim de garantir que a criança tenha todos os nutrientes e vitaminas necessárias para manter a concentração, melhorar o aprendizado e evitar, ao máximo, o contágio de doenças comuns, como gripes e resfriados.

Portanto, a alimentação dos pequenos deve ser regada em alimentos integrais e naturais, sempre coloridos e variados. É importante moderar no sal e açúcar e os alimentos industrializados devem ser evitados.

Adolescência

Nessa fase, eles gostam de comer bastante, principalmente, os meninos. Portanto, você pode investir no arroz, feijão, carnes e saladas. Porém, é importante que eles não pulem nenhuma refeição e não exagerem no fast food.

Seus lanches devem conter frutas, hortaliças, sucos naturais e carboidratos. Dê preferência para alimentos ricos em ferro, cálcio e vitaminas.

Saiba como oferecer uma alimentação saudável para as crianças

Por mais que a criança nunca tenha experimentado determinado alimento, se ela olhar e não gostar da aparência, ela vai dizer que não gosta e não vai querer comer, certo? Isso é normal e por isso é importante que os pais sejam firmes e criativos na hora de fazer com que os pequenos tenham uma alimentação balanceada. Para isso, é necessário:

  • criar pratos saborosos e criativos com frutas e verduras;
  • oferecer uma variedade de opções;
  • ser exemplo;
  • manter uma rotina de alimentação.

É de suma importância que você fique atento aos alimentos indicados para crianças em cada faixa etária. Eles desempenham um papel muito importante no desenvolvimento do organismo dos pequenos, e uma boa alimentação refletirá positivamente no futuro do seu filho.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite a oportunidade e assine agora a nossa newsletter para receber mais conteúdos relevantes como este!

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá, como o Paula Tostes pode te ajudar?
Pular para o conteúdo