Se você está planejando uma gravidez ou está no início da gestão, fique atenta à este artigo sobre exames gestacionais, ele foi feito pensando em você!
A gravidez é um momento muito especial para toda a família. A expectativa pela chegada da nova vida, as comprinhas, a decoração do quarto… Criamos toda uma atmosfera para receber uma criança tão esperada.
Porém, de nada adianta cuidar dos mínimos detalhes do universo exterior, sem dar a devida atenção ao que acontece do lado de dentro, com a mamãe e o bebê, não é mesmo?
É por essa razão que os médicos obstetras de ginecologistas solicitam baterias de exames ao longo de todo o pré-natal, para acompanhar a evolução gestacional e o bem estar da gestante e do bebê.
Primeiro trimestre
Nos primeiros três meses da gravidez, o corpo da mulher passa pelas primeiras transformações. O corpo se prepara para comportar uma nova vida e suportar o crescimento da criança pelos próximos nove meses.
Um dos primeiros exames solicitados é o Beta HCG, para confirmar de fato a gravidez. Em seguida, é recomendado que sejam realizados exames como tipagem sanguínea, hemograma, glicemia, exames parasitológicos, papanicolau e sorologia para identificação de possíveis DSTs e ISTs, entre outros.
Lembre-se que exames de imagem também devem ser solicitados, para complementar o monitoramento da gestação.
Segundo Trimestre
À medida que a gravidez evolui, os cuidados contra a hipertensão e diabetes gestacional aumentam. Por isso, exames como o de curva glicemica, glicose, urina, VDRL (sífilis) podem ser solicitados.
Além disso, o médico responsável pelo pré-natal pode pedir para que a futura mamãe repita alguns dos exames já realizados no primeiro trimestre, caso tenham apresentado qualquer tipo de alteração.
Terceiro trimestre
Neste ponto, as atenções já estão voltadas para o preparo para receber a criança. Além de repetir vários exames anteriores, para verificar a saúde materna e do bebê, são necessários exames para certificar as condições do parto.
Exames de cultura retal e vaginal são necessários para avaliar se há a presença de microorganismos prejudiciais ao processo de parto.
Exames de urina tipo I vem com o objetivo de avaliar a saúde do fígado, rins, descartar suspeitas de infecções no trato urinário e diabetes gestacional.
Para saber mais sobre exames, procedimentos, preparação para coleta e outras informações, fale com uma de nossas consultoras. O Paula Tostes está pronto para atendê-la.
Acompanhe as nossas ideias através das redes sociais: